Simões Filho: Operação Chuva 2021 é iniciada com vistorias e alerta da prefeitura


A Prefeitura da cidade de Simões Filho iniciou na manhã desta terça-feira, 6, a Operação Chuva 2021, quando são intensificadas as ações preventivas e emergenciais voltadas para reduzir os efeitos do período mais chuvoso no município entre abril e junho. As primeiras atividades envolveram inspeções em áreas de risco.

“Nesse período, a Defesa Civil Municipal intensifica as vistorias técnicas de imóveis e de áreas de risco com a notificação de moradores quando necessário, monitora pontos críticos de alagamento e identifica a necessidade de intervenções, a exemplo de demolição, limpeza de canal e colocação de lona”, explica o coordenador do órgão, Valdemir Oliveira, popular ‘Dedeu’.

O Prefeito da cidade, Diógenes Tolentino, popular ‘Dinha’, disse durante live ao vivo nas redes sociais que os órgãos envolvidos já estão fazendo sua parte no trabalho de prevenção.

“Já iniciamos este ano os trabalhos na limpeza dos canais e bocas de lobos do nosso município, além disso iniciamos a construção de obras importantes e limpeza de canais em Simões Filho 1, KM 25 (Fazenda Baraúna) no Parque Continental, Góes Calmon, Ilha de São João, Cristo Rei, Renatão, CIA 1, Pitanguinha, Orlando Moscoso, Paulo Souto, Conjunto Residencial Preto Velho (Tiro Seguro) e o Campo do Vasco”.

O gestor destacou também que essas intervenções vão diminuir as enchentes da cidade. Ainda segundo o alcaide, uma das principais obras está sendo realizada no Canal da Muriqueira com em um investimento em torno de R$ 3 milhões com recursos próprios.

O projeto de Urbanização do Canal da Muriqueira visa oferecer melhor infraestrutura e proporcionar dignidade para quem mora naquela região. As intervenções contemplam paisagismo, piso intertravado, plantio de árvores, equipamentos de ginástica, parque infantil, Iluminação de LED, pista de cooper, instalação de alambrado de proteção para pedestres, entre outros.

“Com essa obra que está sendo feita, vamos dar mais conforto às comunidades que vivem em torno do local que, ao longo dessas últimas décadas, tem sofrido com as constantes chuvas”, disse o prefeito.

Para conscientizar a população, a Prefeitura, através da Defesa Civil, pede para as pessoas terem atenção na hora de descartar o lixo próximo às encostas.

“Gostaríamos de orientar as pessoas que não joguem lixo e não plantem bananeiras e árvores em encostas e se observar que o vizinho está construindo de forma irregular procure os órgãos da prefeitura para denunciar e fazer uma queixa”, conclamou Valdemir, que reforçou o trabalho da Defesa Civil pela cidade. “Estamos trabalhando 24h nesse período chuvoso com uma equipe preparada para atender, além disso, o cidadão pode ligar para o número 199 ou ‪(71) 3296-9216‬”, disse.