Sesab diz que Simões Filho registrou 126 casos de coronavírus em 48 horas; número chega a 891


A secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), afirmou na noite deste domingo (28), durante Boletim Epidemiológico, que Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, contabilizou em 48h mais de 100 casos do novo coronavírus,entre  o sábado, 27 e domingo, 28/06.

No município, a secretaria de saúde municipal, através da Ascom em seu boletim informou que no sábado, 1.785 (mil setecentos e oitenta e cinco) casos suspeitos foram investigados e descartados, 17 (dezessete) aguardam resultado do exame. 344 (trezentos e quarenta e quatro) dos 821 (oitocentos e vinte e um) casos confirmados já estão recuperados da doença e 29 (vinte e nove) vieram a óbito.

O óbito deste boletim foi registrado na localidade do Ponto Parada (paciente do sexo masculino, 72 anos de idade, portador de hipertensão e doença cardiovascular) e estava sendo investigado. A Vigilância Epidemiológica segue monitorando os casos e os possíveis contatos dos pacientes.

Em resposta às dúvidas que surgiram por conta da divergência entre os dados divulgados pelos Boletins Epidemiológicos do Estado e do município, o site Mapele News vem a público esclarecer, que diariamente a Vigilância Epidemiológica municipal emite o boletim de casos suspeitos, confirmados e óbitos por Covid-19 com base nas informações do sistema oficial.

Entre essas informações, que dependem da validação do município, estão exames feitos em clínicas, laboratórios e hospitais particulares, assim como unidades de saúde pública, fora do município. Essas divergências só serão sanadas após a investigação epidemiológica criteriosa para verificar os dados da notificação.

A cidade vem intensificando as medidas de prevenção ao Coronavírus. Testes rápidos estão ajudando nos trabalhos de diagnóstico e as atividades de promoção à vida seguem acontecendo. Além disso, a Unidade de Enfrentamento ao Coronavírus segue em funcionamento.