Sesab confirma segunda morte pela variante Delta na Bahia; veja cidades que já possuem casos confirmados


O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou, por meio de sequenciamento genético, mais dez amostras da variante Delta da Covid-19 no estado.

Os novos casos foram identificados em pacientes diagnosticados com Covid-19 residentes nos municípios de Senhor do Bonfim (2), Sapeaçu, Conceição do Almeida, Salvador (2), Vereda, Medeiros Neto (2) e Vitória da Conquista.

Em um dos casos, o paciente não resistiu. A idade dos pacientes varia de 1 a 45 anos. São três homens e sete mulheres. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) nesta segunda-feira (20/09).

Com estes novos dados, a Bahia já tem ao todo 14 casos da variante Delta, com dois óbitos.

Segundo a Sesab, a escolha das amostras foi baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que morreram, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes.

A secretária da Saúde da Bahia em exercício, Tereza Paim, alerta que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 e, por consequência, a variante Delta, é o avanço da vacinação. “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para tomarem o imunizante contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a Covid-19”, destaca.