Sem registro de morte no final de semana, Simões Filho completa 22 dias sem homicídio consumado ou corpo encontrado


Para quem diariamente estava acostumada a ouvir noticiários sobre violência na cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador (RMS), pode comemorar, isso porque, pelo menos, nos últimos dias, segundo o boletim da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os bairros da cidade metropolitana, não registraram nenhum caso de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), nesse mês de agosto, que completou 22 dias sem morte. O último caso de violência aconteceu no dia 25 de julho na Avenida Polivalente, bairro Coroa da Lagoa.

A população simõesfilhense que ultimamente sente um aparente clima de paz e tranquilidade, também pode comemorar o quarto final de semana consecutivo, sem registros de morte, corpo encontrado (desova), ou homicídio consumado.

Apesar do pouco efetivo das polícias civil e militar, e mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, as polícias em conjunto com outros órgãos de segurança, vêm atuando em diversos pontos, com atenção especial aos horários de pico. Além do reforço nos locais considerados perigosos em quase toda a cidade. As ações ostensivas dos órgãos especialmente nos finais de semana, que costumam registrar índices altos de ocorrências, têm coibido a violência no município.

Vale relembrar que o município de Simões Filho, já ocupou por muitos anos consecutivos, o primeiro lugar no ranking de cidades mais violentas do país, de acordo com dados apontados pelo Mapa da Violência.

No mês de julho, um encontro foi realizado entre o prefeito da cidade, Diógenes Tolentino com os comandantes da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Alan; comandante da 22ª Delegacia Territorial (DT), Delegado Dr. Leandro; Capitão PM Machado da Rondesp; além de representantes da Guarda Municipal e secretários municipais.

No encontro ficou estabelecida a criação do Comitê de Segurança, que terá o intuito de debater o fortalecimento da segurança pública e vai contar com a participação da sociedade civil e autoridades do município.

Todo esse resultado apontado pelos indicadores, é decorrente do esforço conjunto, entre o Poder Público Municipal e as forças de segurança que, diuturnamente, realizam ações para combater crimes na cidade e outros delitos.

Os dados foram computados com base na divulgação do órgão competente através do site institucional da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).