“Se não tivermos apoio da população em massa, nós não vamos conseguir superar esse momento”, alerta secretária de Saúde


A secretária municipal de Saúde de Simões Filho, Iridan Brasileiro, voltou a alertar e a pedir à população simõesfilhense o extremo cuidado, após o aumento descontrolado do número de casos da Covid-19 na cidade. Além disso, ela reforçou a importância do uso da máscara, da higienização das mãos com álcool em gel, ampliar as medidas de distanciamento social e evitar qualquer tipo de aglomeração para preservar vidas.

Na oportunidade, a titular da pasta da Saúde, que também é enfermeira, falou da importância do lockdown decretado pelo governador do Estado, Rui Costa, na manhã de quinta-feira, 25, para conter o avanço da doença na Bahia.

Para a secretária, é de suma importância mostrar a gravidade do momento e adotar medidas mais drásticas para não deixar que a saúde entre em colapso. ”Não podemos deixar que o sistema de saúde entre em colapso para tomar medidas. É preciso que se tenham medidas, agora um pouco mais duras, para que a gente possa evitar, de fato, o adoecimento em massa da população e a mortalidade”, falou.

Iridan também citou algumas das medidas de enfrentamento ao coronavírus implementadas pelo município nos últimos meses, mas pontuou que as pessoas também precisam colaborar e fazer sua parte obedecendo às orientações.

“A prefeitura tem desenvolvido diversas ações, mas só as ações da prefeitura não vão ser possíveis nesse enfrentamento. Se não tivermos o apoio da população em massa, nós não vamos conseguir superar esse momento”, conclamou a secretária que ainda lembrou da imunização expressiva da população, a partir da compra das vacinas, como solução para combater a pandemia. “O prefeito Dinha já pediu que fosse feito todo levantamento como possibilidade para aquisição da vacina, assim que o STF liberar e a Anvisa liberar”, informou.

O município já registrou até o momento 3.414 casos positivos e 73 mortes desde o início da pandemia. 5.838 casos suspeitos foram descartados, 209 aguardam resultado do exame e 2.948 casos já estão recuperados da doença, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde.

Neste momento, a cidade já começa a sentir o impacto das festas de fim de ano realizadas em dezembro de 2020 e da desobediência de boa parte da população que não está cumprindo e respeitando os decretos impostos pelos governos, estadual e municipal.

Com o aumento significativo da procura por atendimento e a elevação da taxa de ocupação dos leitos de UTI no Hospital Municipal, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Covidário, Unidade de Enfrentamento ao Coronavírus, que atende uma média de 180 a 200 pacientes diariamente, a Prefeitura, em conjunto com o Governo do Estado, decidiu adotar medidas restritivas para frear o avanço da pandemia do coronavírus. As ações envolvem o fechamento de todas as atividades consideradas não essenciais.

A prefeitura publicou através do Decreto Municipal nº 188/2021 medidas temporárias para conter o avanço da Covid-19 no município e evitar um possível colapso na rede municipal de assistência à saúde.

As medidas entraram em vigor a partir de quinta-feira, 25, e seguem até o dia 04 de março (quinta-feira). Confira:

1 – Fica suspenso o funcionamento de quadras, campos e Ginásio de Esporte, no âmbito do município onde nenhuma atividade coletiva de esporte poderá ser realizada;

2 – Determinada a limitação do horário de atendimento ao público externo nos órgãos da Prefeitura Municipal de Simões Filho, das 08h às 12h. A limitação não se aplica aos órgãos prestadores de serviços essenciais;

Ainda conforme o decreto, “fica autorizado o funcionamento de serviços de entrega em domicílio até às 00h”.

O cumprimento das medidas restritivas será monitorado por policiais militares, guardas municipais e agentes de fiscalização das secretarias envolvidas. O descumprimento das medidas determinadas pela administração municipal resultará em infração à determinação do poder público, destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa, ensejando a aplicação de multa, retenção de veículo e cassação de alvará de funcionamento.

As medidas restritivas temporárias fazem parte de mais uma ação para tentar conter o avanço da transmissão pela Covid-19 diante do atual cenário epidemiológico no munícipio e em toda a Bahia. Vale lembrar que estas ações estão sujeitas à ampliação ou revogação em qualquer momento, podendo ser ajustadas gradativa e progressivamente a depender da proliferação do vírus na cidade de Simões Filho.