Prefeitura anuncia distribuição mensal de absorventes para 28 mil mulheres


A Prefeitura de Salvador anunciou nesta segunda-feira, 22, na cerimônia do programa Ciclo de Cuidados, a distribuição mensal de absorventes para 28 mil mulheres de todas as idades que sejam alunas da rede municipal de ensino. Ao todo, foram adquiridas 500 mil unidades de absorventes. Segundo o prefeito, Bruno Reis (DEM), serão investidos anualmente cerca de R$ 700 mil na compra do item de higiene pessoal.

Além de Reis, estiveram presentes na cerimônia, que aconteceu na Escola Municipal Teodoro Sampaio, em Santa Cruz, a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, idealizadora do programa, e os secretários Marcelo Oliveira (Educação) e Fernanda Lordêlo (Políticas para Mulheres, Infância e Juventude), entre outras autoridades e comunidade escolar.

Ana Paula Matos enxerga que a iniciativa pode diminuir a evasão escolar e o absenteísmo, ao mostrar dados da Unicef que apontam que a falta de absorvente higiênico é um dos motivos que inviabiliza a ida de mulheres de todas as idades às unidades de ensino. A expectativa é que cada beneficiada receba dezesseis absorventes todos os meses.