Prefeito Dinha se reúne com conselhos de Educação e Saúde para analisar possibilidade de retorno gradativo das aulas


A retomada gradativa das aulas presenciais em Simões Filho voltou a ser tema de encontro que reuniu o prefeito Diógenes Tolentino ‘Dinha’, as secretárias de Educação, Mariza Bomfim, de Saúde, Iridan Brasileiro, e demais envolvidos nesta segunda-feira, 19, na sede da Prefeitura, a fim de discutir o retorno das atividades escolares na cidade em pleno período de pandemia da Covid-19.

Neste cenário de medidas restritivas, o retorno da Educação em Simões Filho pode ocorrer após mais de um ano de atividades presenciais suspensas e está condicionada a uma série de protocolos sanitários que serão validados junto com as Secretarias de Educação, de Saúde, além de representantes da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (Fundeb), Conselho de Educação, Conselho de Alimentação e representantes de escolas particulares presentes na ocasião.

Entretanto, o prefeito Dinha reforçou a necessidade de diálogo permanente com os representantes da Educação e da Saúde pela possibilidade de retomada gradativa das aulas presenciais para evitar danos ainda mais graves no aprendizado dos alunos.

“Seguiremos dialogando e buscando ações, visando que esse retorno seja feito com total segurança, conforto e bem-estar de todos”, disse o prefeito no encontro.

Entre as medidas a serem adotadas, de acordo com os seguintes protocolos de segurança, por exemplo, está a ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula, marcação de distanciamento no chão e nas carteiras das salas, obrigatoriedade de uso de máscara por toda comunidade escolar, entre outras regras, com adaptações e todas as condições sanitárias necessárias na estrutura das escolas para este momento de pandemia.

O retorno às aulas é fruto dos esforços e investimentos municipais na Educação para
que a cidade siga mantendo os números epidemiológicos sob controle, fator que será essencial para que a Prefeitura determine o retorno às aulas, de forma presencial.