Prefeito de Nova York indica pontos de vacinação na cidade para Bolsonaro


O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, marcou o presidente Jair Bolsonaro em uma publicação no Twitter com o link para os locais de vacinação contra a Covid-19 disponíveis na cidade. As informações são do jornal O Globo.

O prefeito já havia criticado o chefe do Executivo do Brasil por não ter se imunizado contra a doença. “Há protocolos fortes em vigor. Nós precisamos mandar uma mensagem para todos os líderes globais, incluindo mais notoriamente Bolsonaro, do Brasil, que se você quer vir aqui, é necessário estar vacinado. Se você não quer se vacinar, não se dê o trabalho de vir”, disse de Blasio durante entrevista nesta segunda-feira (20).

Na publicação em que marcou Bolsonaro, o prefeito lembrou que o presidente brasileiro foi obrigado a comer pizza do lado de fora de um restaurante da cidade por não possuir comprovante de vacinação. O chefe do Executivo do Brasil deve discursar nesta terça (21) no plenário da ONU.

Nas últimas semanas, Bill de Blasio vem pressionando as Nações Unidas para exigirem dos líderes mundiais e suas comitivas certificados de vacinação prévios, ou então convencê-los a tomar uma dose da vacina da Johnson & Johnson, de dose única e disponibilizada pela prefeitura a todos os que participam da Assembleia Geral.

Apesar de oficialmente estar localizada em território internacional, e não se submeter às leis dos EUA, a ONU concordou em seguir as normas sanitárias adotadas em Nova York, mas o secretário-geral, António Guterres, já disse não ter meios de obrigar os chefes de Estado e diplomatas que estão na cidade a se vacinar.