Mito ou realidade: “distrito de Mapele já vivenciou um incêndio que durou 2 anos”, diz morador da localidade


Uma infinidade de histórias inesquecíveis e marcantes que fazem parte da vida relembradas por três figuras importantes do distrito de Mapele abrilhantou a gravação na tarde da última sexta-feira, 30, da edição do programa ‘Roque Santos e o Povo’, apresentado aos sábados pelo radialista Roque Santos, da Rádio Sucesso FM 93,1, de Camaçari. Durante a tomada, o âncora entrevistou três pessoas do bairro, entre elas, Raimundo Birro, popular ‘Birro’, uma das personalidades mais influentes do bairro, que durante sua narrativa histórica, contou que o bairro já vivenciou um incêndio que durou 2 anos.

O registro das mais belas e diversas culturas, lendas e historias do distrito de Mapele foi enriquecido pela fala dos três moradores entrevistados, que são testemunhas vivas dos fatos que marcam o passado, presente e o futuro da comunidade.

Entre os relatos que mais impressionam é a de Sêo Raimundo Birro. De família trabalhadora rural, ‘Birro’, como é conhecido pelos mais íntimos, mora na localidade há 74 anos, onde nasceu e se criou.

Em plena lucidez e com uma ótima memória, Sêo Raimundo narrou com detalhes o histórico incêndio ocorrido em 22 de agosto de 1962, às 2h, por conta de um vazamento de produtos químicos provocado, à época, por uma empresa da Petrobras instalada na comunidade prejudicada pelo fogo. Segundo o morador, “todos saíram assustados do incêndio que durou por dois anos, até o ano de 1964” e chegou a comprometer a sua saúde, uma das passagens de sua vida como lembrança viva de um dos momentos mais marcantes vivenciados, fato que também ficou gravado na memória dos mais antigos moradores da localidade.

“Só vi o barulho do fogo. Todos fugiram em canoas pelo rio e ninguém ficou ferido. Foi real”, relembrou Birro.

Ao desfrutar das belas riquezas naturais de Mapele, o morador ressalta o seu amor pela natureza e pela preservação do meio ambiente, após o lendário incêndio lembrado como um dos capítulos escritos da história do bairro onde Sêo Raimundo declara todo seu orgulho pela localidade. “Essa é minha comunidade”, arrematou.

Ouça à íntegra desta e de outras histórias relembradas por Sêo Raimundo.