Lula segue na liderança na Bahia com 63% das intenções de voto


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança de intenções de voto entre os eleitores da Bahia, de acordo com nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 10. Segundo o levantamento, o petista tem 63% na pesquisa estimulada (quando os nomes são apresentados ao entrevistado), enquanto o presidente Jair Bolsonaro fica em segundo, com 17%.

A pesquisa Genial/Quaest traz ainda o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 5% das intenções de voto, o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) e o deputado federal André Janones (Avante), com 2% cada. A senadora Simone Tebet (MDB) tem 1%. Como a margem de erro do levantamento é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, esses quatro pré-candidatos empatam tecnicamente.

Aqueles que disseram que não pretendem votam em ninguém, ou vão votar em braço ou nulo somam 7%, enquanto os indecisos ficam em 3%. Já o deputado Luciano Bivar (União Brasil) e o cientista político Luiz Felipe D’Avila (Novo) não pontuaram na Bahia.

Na pesquisa espontânea de intenção de voto (quando a lista de pré-candidatos não é apresentada), Lula também aparece à frente na Bahia, com 45% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 13%. Ciro foi citado por 1% dos entrevistados, e 1% mencionaram outros pré-candidatos. Brancos e nulos somam 2% e indecisos, 38%.

Nome eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. o petista venceria na Bahia por 69% a 20%. Em relação à simulação realizada em março, Lula oscilou um ponto para baixo (foi de 70% para 69%), e Bolsonaro oscilou um ponto para cima (de 19% para 20%), ambos dentro da margem de erro.

A margem de confiança da pesquisa, de acordo com o instituto Genial/Quaest , é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada na Justiça Eleitoral com o número BA-03239/2022 e BR-02283/2022