Espetáculo “O Negro Tião”, inspirado em obra do dramaturgo e ator Davi da Hora é apresentado em Simões Filho


O espetáculo “O Negro Tião”, inspirado na obra de autoria do dramaturgo, ator e fotógrafo simõesfilhense, Davi da Hora foi apresentado no Teatro Frei Beda, em Simões Filho. A Companhia de Teatro “Caras do Brasil Simões Filho” tem 15 anos de atuação no município e é a companhia residente na Associação Cidade da Criança.  Após ensaios iniciado em outubro de 2021 e ensaio aberto no Dia da Consciência Negra (20 de novembro) o espetáculo foi apresentado ao público, neste sábado, 08 de janeiro de forma presencial, respeitando os protocolos de segurança em virtude da Covid-19.

O espetáculo é assinado pelo Diretor Joilson Nunes e iluminação de Rangel. A plateia foi composta pela sociedade civil, amigos e familiares dos atores e o secretário de Cultura de Simões Filho, Ailton Silva que se fez presente juntamente com outros artistas e equipe.

Davi da Hora informou à reportagem do site “Rede Imprensa” que o espetáculo está entre os projetos contemplados pelo Prêmio Josélia Dias, organizado pela Secretaria de Cultura de Simões Filho (SECULT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

“Simões Filho é um berço cultural. Temos aqui em nossa cidade todos os segmentos artísticos e nossa companhia de teatro foi uma das contempladas pelo Prêmio Josélia Dias, uma iniciativa que veio para fomentar ainda mais a cultura do nosso município. Estamos vivendo um novo momento da cultura do nosso município e é visível o trabalho que vem sendo feito pela gestão do Prefeito Dinha, onde os artistas vêm sendo protagonistas e incentivados a continuar com seus projetos no mundo da arte”, afirmou o dramaturgo, ator e fotógrafo Davi da Hora.

Ainda de acordo com o artista simõesfilhense, em breve a obra estará disponibilizada no canal do YouTube da SECULT de Simões Filho,  além disso, uma LIVE com a apresentação do elenco está marcada para o dia 04 de fevereiro.

O ENREDO:

O espetáculo “O Negro Tião” conta a história do personagem Tião, um negro escravizado que tem o desejo de voltar a ser livre e libertar o seu povo da opressão. Em sua sina de ir para o quilombo ele enfrentará a fúria de Caxi (Davi da Hora) o capitão do Mato que o persegue e faz de tudo para mantê-lo cativo. A narrativa traz em seu eixo um triângulo amoroso entre os personagens TIÃO (Matheus Afonso), NECA (Caroline Alves) e ANASTÁCIA (Patrícia Santiago). Tião e Anastácia desde crianças foram prometidos um para o outro, mas Neca (irmã de Anastácia) gosta de Tião e sente traída pela irmã e então começa uma história de ódio para destruir o amor entre Tião e Anastácia.

A peça inspirada por Davi da Hora leva a acreditar, segundo ele mesmo, que “um preto com raiva de outro preto é tragédia que se pode esperar. “É preciso ter prudência porque o tiro que fere o inimigo passa pertinho do irmão. Trair um preto é trair toda a sua raça!”, destaca o artista.

PRÊMIO JOSÉLIA DIAS:

O Prêmio Josélia Dias, iniciativa da Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) foi direcionado aos produtores e artistas culturais de diversos segmentos, que possuem cadastro na secretaria. Foram 124 projetos contemplados. A premiação variou entre R$3 mil a R$10 mil reais. A chamada contemplou propostas de trabalhos artísticos e culturais apresentados por artistas, criadores, produtores e grupos artísticos e culturais, exclusivamente do município de Simões Filho.

Entre os mais diversos segmentos contemplados pela iniciativa estão: música, dança, artes cênicas, bandas, fanfarras e filarmônicas, literatura, patrimônio cultural (imaterial), culturas populares, identitárias e comunidades tradicionais, artes visuais, culturas digitais e alternativas, artes integradas e oficinas artistas e/ou culturais.

“Esse prêmio é uma vitória para todos nós artistas e em nome de toda equipe do espetáculo “O Nego Tião” agradeço o Prefeito Dinha, a SECULT de Simões Filho, o secretário Ailton Silva e o Conselho de Cultura”, comemorou Davi da Hora.

Redação Rede Imprensa | Marcos Castelli