Conquista: Descarte irregular de lixo e entulho afeta moradores da Rua Tupinambás


O local virou depósito de sofás, televisores quebrados, lixo doméstico, pneus, materiais recicláveis e animais mortos.

Mais uma vez por meio deste espaço democrático e de ajuda à comunidade de forma de denuncia e abandono por parte dos órgãos públicos responsáveis por nossa cidade, viemos ser a voz do povo e do oprimido e desassistido, mais uma vez denunciamos o descarte irregular de lixo e entulho que outra está prejudicando moradores que residem próximos à Rua Tupinambás, Rua A e Avenida Mongóio, no bairro Patagônia, uma vez que a sujeira passou a fazer parte do local, por onde transitam centenas de pessoas todos os dias. O lixo acumulado está provocando mau cheiro na região, além da área estar propícia para a proliferação de bichos e criadouros do mosquito transmissor da dengue, pois há água parada em objetos. Os moradores contam que reclamações já foram feitas para a Prefeitura, reivindicando uma limpeza do local e até mesmo o asfaltamento da localidade, mas nada foi resolvido.

Entre toda a sujeira acumulada, há sofás, televisores quebrados, lixo doméstico, galhos de árvore, entulho, pneus, materiais recicláveis e animais mortos. O pintor Jaderson Rodrigues, 32 anos, reside ali há aproximadamente 25 anos e conta que o local sempre foi assim. Teve uma época que estava melhor por ter um fiscal no local, más depois o mesmo foi retirado e tudo virou um caos. Ele diz que já viu até empresas descartando entulho no trecho. Jaderson conta que em épocas de chuva é ainda mais preocupante por causa da dengue. “Algumas crianças vêm procurar coisas aqui. É um perigo”, ressalta.

A Secretaria de Serviços Públicos disponibiliza alguns pontos de coleta ou até mesmo autoriza lugares apropriados para o descarte de entulhos na cidade, porém os carroceiros fazem questão de realizar o descarte nesta localidade, incluindo o acima citado, onde o descarte irregular de lixo e entulho ocorre mesmo isso sendo uma prática proibida e passível de multa (Lei Municipal).

Os moradores ainda contam que a ultima vez que a rua teve uma assistência e manutenção foi na gestão anterior, pois nesta gestão nós moradores estamos jogados as traças, esquecidos e de forma desmerecida com o nosso sonho do asfalto.

Sabemos que nós cidadãos devemos evitar jogar lixo em local inadequado, já que essa atitude além de incorrer em custo alto para a Prefeitura coloca em risco a saúde pública e a da própria família de quem faz o descarte irregular. Enquanto não houver uma fiscalização e punições mais intensa e rigorosa para esses carroceiros este e outros lugares sofrerão com essas inconsequências e irresponsabilidades, carroceiros esses agressivos e violentos que partem pra cima de nós moradores quando os reclamamos e pedimos educadamente e muitas vezes até implorando para não realizar o descarte neste local, e como todos podem ver de nada funciona ou adianta.

Não estamos contra os carroceiros e seu meio de sobrevivência, não estamos contra a prefeitura municipal, más imploramos que providencias sejam tomadas, que a limpeza seja feita no local, más que a rua possa ter o mesmo beneficio que os outros bairros que receberam o asfalto, nestas ruas temos igrejas, residências e empresas, então também somos merecedores do beneficio do asfalto, complementa o morador.

Por:  Manoel Gusmão da Silveira