Confira 11 maneiras gratuitas de aprender e aprimorar idiomas na internet


A rotina corrida e crise econômica podem ser empecilhos para quem quer iniciar um curso. Mas, quando o assunto é estudar um novo idioma, a internet e um smartphone podem ser aliados, trazendo um mundo de possibilidades a qualquer momento. De aplicativos a canais no Youtube, confira 11 maneiras gratuitas de aprender e aprimorar idiomas virtualmente.

 

Hello talk

Hello talk é uma rede social gratuita voltada para o aprendizado e o aprimoramento de diferentes línguas. No aplicativo, falantes nativos se dispõem a ensinar seu idioma enquanto aprendem um outro via conversas por texto, gravação de voz ou vídeo. Quem navega pode interagir em grupo, postando dúvidas que podem ser respondidas por qualquer membro da comunidade.

Os membros da rede podem encontrar parceiros filtrando pelo idioma ou local de origem. Cristhian Palacios Burbano, de 20 anos, é da cidade colombiana Guadalajara de Buga e usa o Hello Talk para aprender português, inglês, francês e italiano.

— Consegui melhorar a leitura do português, por exemplo. Também pude aumentar meu núcleo de amizades, conhecendo pelos menos 20 pessoas de diferentes partes do Brasil e de Portugal que puderam aprender espanhol comigo — contou o colombiano.

Tandem 

Com proposta similar ao Hello talk, o Tandem também é uma rede social gratuita e oferece aos participantes a possibilidade de contactar nativos de diversos idiomas. O aplicativo permite que os membros filtrem temas de interesse sobre os quais gostariam de discutir no idioma escolhido. Quem navega pode ainda descrever o perfil das pessoas com quem conversar e estabelecer metas de aprendizado.

O estudante da EFOMM Davi Oliveira, de 18 anos, já conversou até com pessoas da China e do Japão.

— Eu comecei a aprimorar o inglês, que eu já sabia falar, e comecei a aprender francês. O aplicativo é excelente. Ele seleciona as pessoas certas para você. Se eu sou brasileiro e estou aprendendo inglês, eles vão me dar uma pessoa que é americana e aprende português, por exemplo. Quanto eu estava de férias, falava com umas 10 pessoas por dia — comentou Davi.

A universitária da UERJ Letícia Almeida, de 22 anos, já trocou experiências com cerca de cinco pessoas da Colômbia, México e Peru.

— É legal. Você escolhe o idioma que quer praticar. No meu caso, é o espanhol. Assim, escolho pessoas que falam a língua para conversar. E aí é tipo um whatsapp: você tem como mandar áudio, mensagem de texto, imagem e vídeo — explicou a estudante.

English in Brazil

English in Brazil é um canal do Youtube que oferece dicas de vocabulário, pronúncia e gramática. A professora Carina Fragozo, que ensina inglês há mais de 13 anos, registra suas viagens e fala sobre curiosidades e peculiaridades culturais de diferentes países.

Em um dos vídeos mais recentes, a professora comenta a prova do ENEM 2018. Outras aulas, de cerca de dez minutos, falam sobre a utilização do inglês no aeroporto e no avião; no supermercado; no restaurante; no telefone; no médico; e em viagens.

Espanhol_ahora

O Espanhol ahora está no Youtube, mas a página do Instagram é mais atualizada. Pode ser útil para quem não dispõe de muito tempo para se dedicar ao idioma, mas não quer perder a prática. Isso porque o professor Ruben, que é chileno, posta, todos os dias, um vídeo de até um minuto para falar sobre a conjugação de um determinado verbo.

Em um dos últimos vídeos, ele explica o verbo “poner” (colocar), e dá um exemplo de como empregá-lo: “Me pongo muy feliz cada vez que me pongo a pensar que mis vacaciones están llegando” (Fico muito feliz quando penso que minhas férias estão chegando). Os seguidores também podem dar sugestões de como usar os verbos em distintas frases. Por fim, acabam treinando a pronúncia ao ouvir um nativo.

Os franceses tomam banho

O nome do canal no Youtube é uma brincadeira com a crença brasileira de que os franceses não gostam de banho. Além de ensinar o idioma, a professora nativa Céline se propõe a apresentar a cultura francesa a aprendizes interessados. Inclusive, desconstruindo preconceitos.

A “Fale que nem um francês” explica expressões do dia a dia. Há também dicas de como manter contato frequente com o idioma, com indicação de artistas e sites de conteúdo, por exemplo. A professora também faz esclarecimentos sobre vocabulário, pronomes, tempos verbais e falsos cognatos.

Duolingo

O aplicativo oferece, gratuitamente, cursos de alemão, inglês, espanhol, italiano, francês e esperanto. Na plataforma, os membros participam de desafios e vão avançando à medida que obtêm a pontuação mínima exigida.

Parece um jogo, e as diferentes fases ensinam conteúdos como saudações; tempos verbais; vocabulários de animais, de comida, de roupa, de cores, de família; conjunções; preposições; advérbios; profissões etc. Para quem gosta de passo a passo, essa é um plataforma bastante metódica e didática.

Quem fala inglês, ainda pode aprender idiomas como chinês, japonês, coreano, turco, grego, húngaro, russo, holandês, irlandês, sueco, ucraniano e polonês.

How to study Korean / Talk to me in Korean

Para quem se interessa muito por coreano, o How to study Korean é um site que tem como proposta ensinar, de graça, coreano do nível básico ao fluente.

Já o Talk to me in Korean oferta, também gratuitamente, livros de exercícios e aulas em vídeo. A professora Juliana Motta, de 28 anos, já fez um mês de curso no site, e conseguiu aprender o vocabulário básico.

— Aprendi alfabeto, saudações, parte das consoantes, perguntas simples, e por aí vai — conta ela.

Espanhol para brasileiros/ Inglês para brasileiros

No Espanhol para brasileiros, um dos desafios da professora Driéli Sonáglio é ajudar iniciantes no idioma a superar o “portunhol”. Para tanto, ela aborda erros de conjugação, falsos cognatos, os 100 verbos mais usados em espanhol, as cinquenta palavras mais utilizadas etc.

A mesma professora ensina inglês há mais de dez anos e, através do canal Inglês para brasileiros, ensina estratégias para aprender o idioma e esclarece, entre outras questões, dúvidas de pronúncia e gramática.

Se habla español

Aplicativo de podcasts, Se habla español é um caminho viável para quem deseja aprimorar a pronúncia e a compreensão oral no idioma.

Com áudios em torno de 30 minutos, o apresentador espanhol Felipe Galán, que tem um sotaque bastante claro, analisa cada frase de entrevistas concedidas por personalidades da Espanha. Após reproduzi-las, ele explica o significado de expressões idiomáticas e esclarece questões sobre os diferentes sotaques.

Infinite waters

O canal do Youtube Infinite waters pode servir como uma boa ferramenta para quem precisa treinar ou aprimorar a audição em inglês. Com ritmo cadenciado, o psicólogo Ralph Smart apresenta dicas que ajudam a tornar a vida mais leve e menos caótica. As pessoas que têm problemas de autoestima e ansiedade são os alvos das orientações de Ralph.

Shots of awe

Shots of awe é um canal do Youtube que trata, em inglês, de temas filosóficos e ligados à tecnologia. Em vídeos curtos, Jason Silva fala sobre medo, futuro, ansiedade, positividade, relacionamentos, linguagem, experiências e paixões próprias. Com legenda em inglês, a ferramenta também é uma opção para quem pretende melhorar a compreensão oral.