Carga de cigarros eletrônicos avaliada em R$ 50 mil é apreendida em Simões Filho


Uma carga de cigarros eletrônicos contrabandeados, avaliada em R$ 50 mil, foi apreendida na quinta-feira, 22, na praça do pedágio, que fica na BR-324, em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.

A apreensão aconteceu durante uma ação de enfrentamento ao crime da Policia Rodoviária Federal (PRF), no Km 599. Os agentes deram ordem de parada a um ônibus de viagem que saiu do estado de São Paulo e realizaram a consulta dos documentos do veículo, do condutor e dos passageiros.

No momento da vistoria de bagagem, foram encontrados 372 cigarros eletrônicos, 215 insumos (essências) e 403 peças e acessórios, que possuem comercialização proibida pela ANVISA no Brasil. Todo o material foi despachado por encomenda, mas será possível rastrear e investigar os responsáveis pelo transporte.

Todos os materiais apreendidos serão encaminhados à Receita Federal de Salvador.

A PRF alerta que a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa: RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009.

Essa decisão se baseou no princípio da precaução, devido à inexistência de dados científicos que comprovem os efeitos desses produtos para a saúde de quem os consome.