Câmara aprova projeto que institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Microcefalia em Simões Filho


Os vereadores aprovaram por unanimidade na 31ª sessão ordinária nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Microcefalia em Simões Filho Região Metropolitana de Salvador.

De autoria do vereador Genivaldo Lima (DEM), o Projeto de Lei de nº 026/2019, aprovado por unanimidade em única discussão e votação, na sessão ordinária desta terça, institui no calendário oficial do município a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Microcefalia

Conforme a Lei, nesta semana o poder público municipal poderá conscientizar a população através de procedimentos informativos, educativos, organizativos, conferências, promoção de palestras, mutirões de orientação, exposições e reuniões em unidades de saúde, condomínios residenciais,  órgãos públicos, escolas, estabelecimentos  comerciais, entre outros.

“Essa prevenção é de suma importância, pois quem conhece pessoalmente e quem tem uma criança especial em casa sabe que tem um grau de dificuldade. Temos que dar as mãos àqueles que precisam cuidar dessas crianças especiais”, defendeu Genivaldo.

Em sua justificativa, o autor do projeto informou que houve um crescimento do número de casos de forma acentuada a partir da epidemia do Zika Vírus em 2015 e que na Bahia já foram registrados 1.900 casos neste ano de 2019, sendo que no município de Simões Filho são 33 casos, entre estes,  15 confirmados, 9 descartados, 3 inconclusivos e 6 sob investigação.