Câmara aprova pedido para implantação de ‘UPA ANIMAL’ em Simões Filho


Uma Indicação apresentada pelo vereador e primeiro-secretário da Câmara Municipal de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Adailton Caçambeiro (PSDB), poderá mudar a realidade de centenas de animais que vivem em situação de abandono pelas ruas da cidade, após os vereadores aprovarem por unanimidade, na manhã desta terça-feira, 1°, a implantação de uma ‘UPA ANIMAL’ no município para promover atenção e os cuidados à saúde de caninos e felinos abandonados.

Segundo o autor da Indicação, vereador Adailton Caçambeiro (PSDB), a proposição tem a finalidade de garantir rapidez no atendimento de emergência, geralmente, de cães e gatos vítimas de acidentes diversos e proporcionar qualidade de vida dos animais que, segundo ele, precisam de assistência à saúde por parte do poder público municipal.

Ainda em sua justificativa, o parlamentar relatou que a população de animais abandonados nas ruas cresce a cada dia, segundo dados apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e defende que essa é uma questão de saúde pública.

“A presença constante de cachorros e gatos nas ruas descartando suas fezes em locais inapropriados sem qualquer tipo de cuidado ou imunização contribui com a proliferação de doenças infectocontagiosas, tornando a população vulnerável. Sem contar com o sofrimento dos animais que passam frio, fome e sede”, argumentou Caçambeiro.

Imbuído em defesa da causa animal, Adailton informou que, além do abandono, pessoas de outras localidades estão trazendo animais a bordo de uma ‘kombi’ deixando no município.