Câmara aprova indicação que cria Centro de Monitoramento de Risco de Chuva em Simões Filho


Na manhã desta terça-feira, 10, a Câmara Municipal da cidade de Simões Filho votou favorável  na 36ª Sessão Ordinária a indicação nº 199/2019, de autoria do vereador Del (SD), que dispõe sobre a construção e criação do Centro de Monitoramento de Risco de Chuva no âmbito do município de Simões Filho.

A propositura reforça um desejo do parlamentar de contar com o sistema de monitoramento como ferramenta de auxílio durante o período de chuva com o objetivo de prever e prevenir desastres e prezar pela vida dos simõesfilhenses.

De acordo com a indicação do vereador Del, o Centro de Monitoramento de Risco de Chuva ligado a Defesa Civil do município vai funcionar através de um trabalho conjunto no monitoramento com mapeamento sobre a possibilidade de chuva, através da análise do potencial de precipitação, a velocidade dos ventos, volume de chuva registrado e riscos de desabamentos e deslizamentos em toda a cidade.

Neste sentido, números, gráficos, mapas e equipamentos de monitoramento compõem as análises de risco meteorológico da Defesa Civil. Dentre outras especificações, o sistema de monitoramento deverá ser formado por câmeras com sensores capazes de captar imagens em alta resolução e sistemas de alarme e alerta.