Cachorro vai parar na emergência após comer 12 ovos de Páscoa


Um cãozinho da raça labradoodle, que mora com sua família na Inglaterra, precisou receber um tratamento de emergência após devorar 12 ovos de páscoa com recheio de creme e várias barras de chocolate amargo. A tutora de Bruce, Alison Rothery, relatou ao jornal Britânico Daily Mail que ficou surpresa ao encontrar as embalagens rasgadas na caminha dele.

“Colocamos os chocolates em uma prateleira bem alta, no fundo da despensa, onde pensamos que ele não alcançaria. Ele não parecia triste ou incomodado, ao contrário, estava empolgado. Mas isso devia ser por causa de todo o açúcar que ingeriu. Quando percebi a quantidade de chocolate que ele comeu, soube que precisava procurar ajuda”, disse.

Segundo o periódico, os veterinários decidiram aplicar uma injeção em Bruce, que o fez vomitar muito chocolate. Felizmente, depois de passar por exames, e receber uma receita de carvão ativado para cachorros, que ajuda a absorver toxinas presentes no sistema digestivo, o cãozinho foi liberado para voltar para casa.

Alison afirmou que desde o susto com Bruce, todos os chocolates da família ficam guardados na geladeira.

O chocolate, principalmente o escuro, contém teobromina, uma substância que faz um grande estrago no sistema nervoso de cães e gatos. Dependendo do porte do animal, da quantidade ingerida, e da sensibilidade dele ao alimento, o pet pode até mesmo entrar em coma e morrer.

Em recente entrevista ao BNews, o médico veterinário Wanderlon Camões Nunes, explicou que o chocolate pode provocar crises alérgicas, aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia, tremores e convulsões. Os sintomas podem começar de 6 a 12 horas após a ingestão. Os animais de pequeno porte são os mais afetados, pois uma menor quantidade de chocolate poderá causar sintomas devido ao baixo peso corporal.

“Sim, não é mito, é verdade. O chocolate contém teobromina [presente no cacau], nociva para os pets. Ocorre que, muitos tutores por desconhecimento acabam oferecendo, podendo causar consequências a saúde do animal”, disse.

O veterinário reforçou que o consumo de chocolate, bem como de outros alimentos com alto teor de açúcar, predispõe aos pets a cáries e outros problemas dentários.