“Blitz é para coibir a criminalidade”, diz Major da PM sobre as intensas ações de fiscalização na cidade de Simões Filho


As constantes blitzes realizadas com intensidade pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Bahia (Detran/Bahia) na cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), têm deixado muitos motoristas da cidade extremamente temerosos e, ao mesmo tempo, revoltados.

Cientes das intensas abordagens no trânsito da cidade, os vereadores se reuniram na tarde da última quarta-feira, 10, com o comandante da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Major Alan Costa, e o tenente Antônio para dialogar sobre assuntos relacionados à segurança do município, dentre eles, as blitzes.

Na oportunidade, o Major Alan falou sobre o motivo das rotineiras blitzes na cidade. De acordo com o oficial da Polícia Militar, um dos critérios utilizados para justificar a realização das abordagens é a mancha criminal em locais onde, segundo o mesmo, determinados tipos de crimes vêm acontecendo. “A blitz é colocada naquele local visando coibir a criminalidade específica daquela região ou daquele horário”, pontuou.

Para prestar os devidos esclarecimentos referente à ação de fiscalização ao presidente de Comissão de Segurança, vereador Itu’s Ramos (PSDB), o Major explicou que existem dois tipos de blitzes: a realizada pelo Detran, com o apoio da polícia e a blitz estática voltada à repressão e diminuição de todo tipo de criminalidade.

A bem da verdade é que na realidade muitos simõesfilhenses moradores de diversas localidades da cidade (zona urbana e rural) que compraram seu carro ou moto e não conseguiram pagar o IPVA em dia estão sufocados ao verem quase todos os dias seus veículos serem levados sem pena nem piedade, que foram adquiridos com sacrifício como meio de trabalho ou de sustento para suprir às necessidades básicas, mesmo em meio à pandemia do coronavírus.

Os munícipes consideram a ação abusiva e contestam a forma de abordagem utilizada pelos servidores do Detran.