Bahia consegue novo gol no fim, vence Botafogo e se distancia do Z-4


O Bahia, de novo, conseguiu um gol que lhe deu o triunfo no último minuto do jogo. Com pênalti marcado com auxílio do VAR, o Tricolor venceu o Botafogo por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, e conseguiu se distanciar da zona de rebaixamento. Com o resultado, o Esquadrão chegou a 23 pontos, três a mais do que o próprio Botafogo, quem empurrou para a 17ª posição.

Após o belo triunfo por 4 a 0 do Bahia contra o Melgar (PER), pela segunda fase da Copa Sul-Americana, a expectativa era que os comandados de Mano Menezes entrassem em campo com ímpeto para buscar uma boa sequência de atuações. Porém, não foi o que aconteceu na Fonte Nova.

O Tricolor produziu pouco e foi muito refém de cruzamentos de Nino Paraíba, pelo lado direito. Além disso, a tomada de decisão dos jogadores foi no mínimo questionável, e o Botafogo até chegou a assustar em alguns contra-ataques. A marcação do pênalti, de forma equivocada, foi o que de fato salvou a equipe baiana.

O Bahia volta a campo na próxima quarta-feira, na Fonte Nova, contra o Fortaleza, em jogo atrasado pela 18ª rodada do Brasileirão. Enquanto isso, o Fogão receberá o Bragantino no dia 16 de outubro, no Rio de Janeiro.

Novidades

A novidade de Mano para o ataque foi Fessin como titular e Gilberto no banco de reservas. O camisa 70, que vinha de grande atuação contra o Melgar (PER), pela Copa Sul-Americana, até marcou um gol, aos 43 minutos, mas este foi anulado. No mais, o Bahia teve mais posse de bola, e não teve espaços para aproveitar a velocidade do trio de ataque.

Tanto é que o primeiro lance de relativo perigo veio aos 24 minutos. Elias recebeu de Élber na entrada da área e arriscou de primeira, para fora. Logo na sequência, o Botafogo encaixou um ótimo contra-ataque e Bruno Nazário finalizou uma bola que passou raspando a trave esquerda de Douglas.

O pouco espaço também prejudicou a atuação de Daniel, que até tentou passes de efeito, mas pouco produziu de interessante. A bola parada foi a saída. Aos 37 minutos, Juninho Capixaba cobrou escanteio, e Lucas Fonseca cabeceou com desvio. A bola quicou e dificultou a defesa de Saulo.

O goleiro botafoguense ainda seria salvo pelo VAR, aos 43 minutos. O substituto de Diego Cavalieri cometeu uma falha bizarra no gol de Fessin, deixando a bola passar por debaixo dele. Para sua sorte, Nino Paraíba fez uma falta no início da jogada, e o árbitro anulou com o auxílio do vídeo.

Tentativa e erros

O segundo tempo foi protagonizado pela dificuldade do Botafogo em encaixar a marcação no Bahia e pelo Tricolor errando muito na tomada de decisões quando estava próximo ao gol adversário. Além disso, viu-se uma infinidade de cruzamentos de Nino Paraíba que não tiveram efetividade.

Aos 7 minutos, Daniel recebeu sozinho pela esquerda, mas chutou em cima da zaga carioca. Aos 14, Nino avançou com espaço pela direita e entrou na área com duas opções de cruzamento: Fessin e Élber, que entravam livres. No entanto, o lateral optou por finalizar e acabou travado.

O Bahia manteve a posse de bola no campo de ataque, mas produziu pouco, mesmo com as entradas de Rodriguinho e Gilberto, aos 16 minutos. O Alvinegro Carioca, por outro lado, tentou explorar o contra-ataque, e até conseguiu aos 32 minutos. Kalou disparou pelo meio e tocou para Davi Araújo, que ficou cara a cara com Douglas. O goleiro, porém, saiu bem e travou a bola.

Aos 35, Rodriguinho encontrou Gilberto na entrada da área, e o centroavante mandou uma bomba que passou muito próxima à trave esquerda de Saulo.

Aos 49 minutos, veio o pênalti salvador. Gilberto arriscou novamente de longe e a bola bateu na mão de Kanu. Porém, ela pegou primeiro na coxa do zagueiro botafoguense. O árbitro Jefferson Ferreira de Jesus apontou o pênalti, mesmo com o auxílio do VAR. Rodriguinho deslocou o goleiro e decretou o resultado final.

Conteúdo A tarde