Após retirada das linhas de ônibus em bairros de Simões Filho vereadores e moradores vão se reunir com Agerba e Expresso Metropolitano


O presidente da Comissão de Transporte da Câmara, vereador Jailson ‘Jajai’ (PSC), propôs envio de ofício para convocar nova reunião com representantes da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) e da Empresa Expresso Metropolitano, por solicitação da Comissão de Moradores, no sentido de encontrar solução para o problema da retirada das linhas de transporte público coletivo 822 e 872 que ligam as localidades de Aratu, Ilha de São João, Mapele, São Raimundo, Santa Luzia e adjacências, além de cumprimento dos horários dos ônibus para atender as comunidades, mesmo diante do período de pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Para o parlamentar, que requer a presença da Agerba e da Expresso Metropolitano, o encontro que será em breve agendado pela comissão servirá como esforço no sentido de solucionar o impasse das linhas retiradas de circulação que colocam em cheque a vida da população que depende diariamente do transporte público coletivo.

“Recebi a informação repassada pelo Sr. Thiago, da empresa Expresso Metropolitano, que quem tirou o transporte foi a Agerba, que tirou a linha de Mapele que rodava direto pela Suburbana. Essa linha é necessária para aquele povo que ali mora naquela localidade, é uma linha que não pode tirar. Agora, fica um jogo de empurra. A Agerba joga para a Expresso Metropolitano que tem um trabalho horrível nesta cidade e a Expresso Metropolitano jogando para a Agerba. Tem um ofício da Agerba dizendo que autorizou a Expresso Metropolitano voltar a linha que existia, e agora, a Expresso está dizendo que a Agerba não autorizou. Algum lado está sendo omisso. Eu vou fazer um ofício pela comissão pedindo que todos os vereadores assinem para que possamos colocar os responsáveis da Expresso e da Agerba juntos para ver quem é que está faltando com a verdade. Não estamos aqui defendendo nem a Agerba e nem a Expresso Metropolitano, nós defendemos o povo”, informou Jajai.

Para entender melhor a situação, a Comissão de Transporte da Casa Legislativa tem intermediado a situação através de reuniões a partir das demandas apresentadas pelos representantes da Comissão de Moradores das localidades de Aratu, Ilha de São João, Mapele, São Raimundo, Santa Luzia e adjacências que, após as primeiras reuniões, oficializou solicitação de esclarecimento por parte da Agerba e da Expresso Metropolitano referente a retirada das linhas e do descumprimento dos horários dos ônibus da Empresa Expresso Metropolitano que presta serviço de transporte público no município. O encontro aconteceu por intermédio da deputada estadual Kátia Oliveira.

Morador do bairro de Ilha de São João, Rafael reiterou que as linhas foram retiradas e os horários dos ônibus não tem sido cumpridos, mas cobra um retorno das reivindicações apresentadas.

“Um ofício enviado pela Agerba informa que as linhas não foram retiradas, porém essas linhas não existem mais na comunidade. Porque as linhas não estão mais rodando em nossas comunidades e porque os horários não estão sendo cumpridos? É falta de respeito da Agerba com a comunidade e fez isso sem que a comunidade tivesse conhecimento”, questionou o morador.

Neste sentido, vereadores e representantes das comunidades apontaram problemas de falta de prestação do serviço de transporte público pela Expresso Metropolitano e de fiscalização por parte da Agerba. Para eles, a retirada das linhas e o não cumprimento dos horários têm sido alvo de constantes reclamações das comunidades. Os moradores das localidades citadas sofrem um impacto com a falta de transporte.

De acordo com o presidente da Comissão de Moradores (MAIS), Domingos Ferreira, as comunidades sofrem com as mudanças promovidas pela empresa Expresso Metropolitano e com a falta de fiscalização pela Agerba.

“Nós temos pessoas de Mapele, Santa Luzia, Ilha de São João, São Raimundo, Cotegipe e acredito que não seja somente uma dor dessas comunidades, mas sim, do município que vem sofrendo há muito tempo com o desserviço dessa empresa. No dia 16 de abril, a empresa retirou as linhas das comunidades, ou seja, as linhas 822 e 872 de uma maneira muito brusca. Nós não fomos avisados em momento algum, fomos pegos de surpresa e essa não é a primeira vez, já aconteceu outras vezes e a comunidade sofre nessa situação. Nós estamos reunidos com a Comissão trabalhando em prol das nossas comunidades e nós queremos saber qual a posição da Agerba com relação a essas mudanças para a nossa comunidade? Queremos ver com a Agerba que denominador nós iremos chegar? Do jeito que está, a comunidade não aceita sofrer dessa forma, pois têm pessoas que dependem desse transporte e muita gente está prejudicada com essa situação e estamos intermediando junto com a Comissão da Câmara para vê o que pode fazer porque nós estamos de mãos atadas e esperamos que tenhamos êxito em todas essas questões”, relatou Domingos.

Soluções

Entre as soluções para a melhoria do transporte público coletivo expostas pelos participantes da reunião, está a intermediação e a fiscalização da Agerba com a Expresso Metropolitano para resolver este impasse.

Com as informações levantadas, a Comissão de Transporte e a Comissão de Moradores querem maior empenho e fiscalização por parte da Agerba, com rigorosa fiscalização à empresa de transporte.

Informações câmara