Após estudos, vereador promete protocolar junto à Câmara pedido de impeachment contra prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino


Um pedido de impeachment contra o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino de Oliveira (Dinha), deverá ser protocolado no início do mês de agosto, na Câmara de Vereadores. É o que promete o vereador e líder da oposição, Sandro Moreira.

Em contato com a reportagem do Mapele News na manhã desta terça-feira (24), o parlamentar falou com exclusividade sobre o que motivou a iniciativa e qual a sua intenção enquanto representante do povo, para pedir afastamento do atual alcaide da Prefeitura Municipal.

De acordo com o vereador, há algum tempo ele está analisando todas as situações que vêm ocorrendo no município de Simões Filho, em especial as ações do Executivo municipal, na pessoa do excelentíssimo senhor prefeito.

“O fato é que na qualidade de presidente da Comissão de Justiça e vereador líder de oposição na bancada da Câmara, nós temos identificado sérios problemas na gestão. Dentre eles, problemas relacionados à saúde pública, que tem afetado toda a nossa população, causando um verdadeiro caos no sistema público de saúde, problemas relacionados à educação, às escolas, a merenda escolar, diversos outros problemas no âmbito de serviço público nas comunidades e problemas relacionados à segurança pública, que tem afetado e atingido toda a nossa população”, revelou ele.

Segundo Sandro, inúmeras comunidades estão vivendo em situação de verdadeiro abandono, desde que o prefeito Dinha assumiu a gestão municipal em janeiro de 2017. Situações como iluminação pública, que não é tão difícil de se resolver, fazem parte dos principais anseios das comunidades, a exemplo do Riacho Doce, onde ele esteve em visita recentemente.

“Nós tivemos ontem na comunidade do Riacho Doce, onde realizamos uma matéria com alguns líderes comunitários, onde nós identificamos problemas seríssimos de saneamento básico, iluminação pública, restruturação asfáltica, toda uma estrutura negativada do ponto de vista de saúde pública, onde temos esgotos a céu aberto e diversos outros problemas, sem contar o descaso com aquela comunidade e nós estamos a cada dia nos inteirando dos problemas existentes no município”.

Moreira afirma que o pedido de impeachment ainda é somente um ideia, baseada no sentido de coibir a conduta negativa do prefeito Dinha. Contudo, o vereador explica ainda que está fazendo um estudo técnico para ver a viabilidade desse impeachment, que será levado ao parlamento possivelmente na primeira semana de agosto, para ser discutido com os outros vereadores.

“Estamos buscando a cada dia providências no sentido de coibir esse comportamento, essa conduta do gestor do Executivo municipal, o senhor Diógenes Tolentino e temos já quase que definido a ideia de iniciarmos um processo na Câmara de Vereadores a partir da volta do recesso, estabelecendo um critério de impeachmar o atual prefeito”.

Sandro disse que seu maior critério de definição que o levou a pensar neste processo é a questão do apelo da população contra a atuação de Dinha na cidade, mas que um dos principais desafios para dar seguimento à proposta será o convencimento dos outros vereadores no sentido de afastamento do atual gestor.

“Eu tenho identificado essa situação por conta de todo um caos existente na gestão do prefeito Diógenes Tolentino e de todo um contexto de clamor público da nossa população. Evidentemente, temos que estar lastreados na questão jurídica, temos que ter todo um contexto de percentual de vereadores que irão também enveredar-se nesse pleito de impeachment do prefeito”.

Para concluir, o vereador revelou que escolheu o Mapele News para divulgar essa informação de primeira mão, porque considera o site um dos veículos que bem representa a imprensa livre na cidade e que como líder de oposição continuará atento aos anseios da população.

“De antemão, estamos informando a esse site, que é uma figura da imprensa pública simõesfilhense, que iremos já contemplar a possibilidade de impeachmar o atual prefeito. Eu gostaria de informar isso e dizer que estamos trabalhando em prol de se fazer o melhor por nossa cidade, e o vereador Sandro Moreira, líder de oposição na Câmara, presidente da Comissão de Justiça está atento a todos os problemas que vêm acontecendo no município e estará atuante no sentido de proteger e defender toda a população simõesfilhense”.