Nicolas Emanuel Dos Santos, Samuel Varela Câmara e Karen Vitória Brito dos Santos, estudantes do 2º ano do curso Técnico Integrado em Petróleo e Gás do IFBA (Campus Simões Filho), estão representando a instituição na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec 2024), evento que acontece em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, de 21 a 25 de outubro. A feira reúne jovens inovadores de diferentes partes do mundo, e o projeto dos estudantes já está disponível para votação online.
A Mostratec é organizada anualmente pela Fundação Liberato e tem o objetivo de estimular o interesse científico e tecnológico, além de promover a interação entre instituições de ensino e pesquisa, e o setor empresarial. O evento, que inclui diversas atividades paralelas como seminários e competições de robótica, recebe milhares de visitantes e é um dos mais importantes do Brasil em termos de educação.
Neste ano, Nicolas, Samuel e Karen apresentaram o “Libras2py”, um projeto orientado pelo professor Paulo Vicente que busca melhorar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, promovendo mais inclusão em ambientes educacionais e sociais. Desenvolvido em Python, o Libras2py utiliza as bibliotecas Mediapipe e OpenCV para identificar e traduzir sinais da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em palavras, que são reproduzidas por áudio. O código está disponível no Github, incentivando a participação da comunidade surda no aprimoramento da ferramenta, inclusive para quem não possui conhecimento técnico de programação. No futuro, os estudantes planejam adaptar o projeto para rodar em dispositivos Raspberry Pi, o que permitiria seu uso em escolas e espaços públicos.
Para os alunos e seu orientador, a participação na Mostratec representa uma oportunidade de trocar conhecimentos com jovens de várias regiões e países, além de reafirmar o compromisso do IFBA, Campus Simões Filho, com a ciência e a inovação.
Deixe seu comentário