Vídeo: Baleia Jubarte encalha próximo da praia de Mapele em Simões Filho


Os moradores do distrito de Mapele, na zona rural de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS) foram surpreendidos com uma situação nunca vivida antes pela comunidade, neste final de semana.

Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada morta e encalhada pelos moradores em uma localidade conhecida como Boca do Rio, do lado oposto da maré, na Baia de Aratu, uma extensão da Baía de Todos os Santos, que banha os distritos de Mapele e Ilha de São João, em Simões Filho.

Em um vídeo gravado pelos moradores é possível notar que se trata de um animal ainda jovem, tendo em vista que um mamífero marinho desta espécie adulto pode atingir até 16 metros de comprimento e pesar 30.000 Kg.

Temporada de reprodução

De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, foram registrados mais de 90 encalhes de baleias jubarte no Brasil no ano passado. Só na Bahia, segundo a entidade, foram 38. O estado lidera o rankig de encalhes dos mamíferos no país.

Conforme especialistas, as baleias migram para o litoral baiano todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes. A temporada de reprodução ocorre entre os meses de julho e outubro, no inverno.

Veja o vídeo aqui: