Vereadores iniciam apreciação das contas do ex-prefeito Eduardo Alencar em Simões Filho


Após meses de espera e expectativa, em sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira (15), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, os vereadores fizeram a leitura do parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que norteará a votação das contas referentes ao exercício do ex-prefeito Eduardo Alencar no ano de 2015.

Com a presença de 17 dos 19 vereadores que compõem o parlamento simõesfilhense,  o primeiro secretário da mesa diretora e vereador Jailson Soares (PP), proferiu a leitura do parecer prévio do TCM de nº 02160/2016, que opina pela aprovação com ressalva das contas da Prefeitura Municipal de Simões Filho, relativas ao exercício financeiro do ano em questão.

Após a leitura, as contas foram encaminhadas para a Comissão Permanente de Finanças, presidida pela vereadora Kátia Oliveira, que juntamente com os demais edis, deverá discutir a matéria. A partir da leitura nesta terça (15), os parlamentares têm um prazo de 20 dias para realizarem a votação que aprovará ou reprovará a atuação de Eduardo Alencar.

Com o intuito de adiantar o processo, o presidente da casa legislativa, Genivaldo Lima, sugeriu que fosse retirada a palavra franqueada no final da sessão, para que a pauta de hoje fosse completamente finalizada e na próxima semana os edis já pudessem apreciar o parecer da comissão de justiça e votar as contas da gestão anterior.

Em discordância com o presidente, o vereador e líder da gestão atual na Câmara, Orlando de Amadeu solicitou a permanência da palavra franqueada como de costume, mas sendo colocada em votação, venceu a vontade do presidente da casa e a apresentação das indicações foi priorizada.

Preocupados com a possibilidade de manifestações e tumultos durante a sessão, os edis tiveram a segurança da Guarda Municipal reforçada, com a presença de 5 agentes, 2 a mais que o comum. Porém, como previsto pelo vereador Jailson, o cidadão simõesfilhense acompanhou a apreciação de forma ordeira e respeitosa.