Vereador solicita criação do Plano Diretor de Arborização Urbana para Simões Filho


Durante a 22ª sessão ordinária, realizada no fim da tarde desta terça-feira (29) na Câmara Municipal de Simões Filho, o vereador Alfredo Assis apresentou a indicação de nº 171/2017, que solicita ao poder executivo a criação do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) do município.

Em sua justificativa Dr. Alfredo ressaltou a importância de se organizar o replantio de arvores no município com base em estudos que identificaram as áreas menos arborizadas, expostas inclusive a sofrerem problemas futuros, ocasionados pelo desequilíbrio ecológico.

“O Plano Diretor de Arborização é baseado no diagnóstico levantado pela gestão municipal no sentido de contribuir para a qualidade de vida da população, levando em consideração o valor que a árvore tem para a vida do ser humano, mantendo o equilíbrio ecológico”, justificou Alfredo.

Durante sua apresentação o vereador exibiu um vídeo explicando o quanto a falta de arborização pode ser danosa para a vida humana e a real necessidade de se construir um Plano Diretor Municipal, haja vista que, diversas localidades não possuem mais uma quantidade significativa de área plantada.

O PDAU gera uma lei que define diretrizes e estratégias de planejamento, implantação, reposição e manutenção da arborização em espaços públicos da cidade. Normalmente no plano estão inseridas normas que fiscalizam e orientam profissionais e a população em geral, de maneira mais adequada e atenciosa, sobre como se relacionar com a questão da arborização da cidade.