Vereador propõe através de indicação na Câmara que prefeitura resgate animais de rua com criação de canil


O vereador do Distrito de Mapele, Manoel Conceição (Carteiro), apresentou em plenária a indicação de nº 156/2017, que dispõe sobre a criação de um Canil Municipal.

Em sua justificativa, Manoel explicou que a criação de um espaço adequado para abrigar os animais seria de grande serventia para o município, tendo em vista a enorme quantidade de cães que vivem em situação de abandono pelas ruas da cidade.

“Devido a grande quantidade de cães que circulam abandonados pelas ruas da cidade, muitos machucados e doentes, causando medo aos transeuntes. Não só no Centro da cidade, mas também nos diversos bairros, se faz necessária a criação do canil”.

O vereador apontou também que além do desconforto que os cachorros provocam deitados na frente de estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes, os animais também causam bastante sujeira, defecando em locais inapropriados e espelhando o lixo nas ruas antes da coleta.

“É uma questão de saúde pública e preservação do Meio Ambiente, já que ao espalhar lixo e sujeira a comunidade fica exposta aos diversos tipos de doenças”, defendeu Carteiro em seu discurso.

O canil deverá contar com uma equipe especializada composta por médicos veterinários e uma carrocinha, que fará o recolhimento dos cães sempre que necessário. O projeto foi aprovado em votação e segue encaminhado para o Executivo municipal.