Vereador pede construção de novo cemitério em Simões Filho


Durante a 14ª sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Simões Filho, o vereador Cleiton Aparecido, popularmente conhecido como Boly Boly, apresentou a Indicação de nº 132/2017 que solicita ao Poder Executivo a construção de um novo Cemitério Municipal.

Em sua justificativa, o vereador colocou que há algum tempo a cidade demanda a implantação de um novo cemitério, visto que o único ativo no município não dispõe mais de espaço suficiente para que os moradores possam enterrar seus entes queridos.

Simões Filho, em 2016 tinha uma população estimada em 134.674 habitantes e realizava em média 1 óbito por dia, de acordo com informações do Instituto médico legal, o que somado em 12 meses equivale a 365 sepultamentos por ano.

Além dos cálculos que envolvem os dados de mortes naturais, segundo os dados do Atlas da Violência nacional, divulgado na última segunda-feira (05), em 2015 foram registrados 112 homicídios no município, o que amplia ainda mais a demanda de sepultamentos na cidade, sem considerar os casos de vitimas que não são do municio, mas que entram na mesma estatística.

Também em 2015, o então vereador e atual presidente da Câmara, Genivaldo Lima solicitou a Indicação de nº 483/2015, pedindo ao Poder Executivo a construção de um Cemitério no Bairro de Mapele, para atender as Comunidades de Mapele, Cotegipe, Santa Luzia e Ilha de São João.

Na época, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) através da Assessoria de Comunicação (ASCOM) informou que juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente estaria realizando um estudo do solo para identificar um local onde o cemitério pudesse ser implantado sem prejudicar a população.