Vereador Jailson silencia parlamentar após discurso contraditório na Câmara de Simões Filho


Depois de quase um mês de muita especulação, discussão e embate político, em sessão ordinária na tarde da última terça-feira (05), na Câmara de Vereadores de Simões Filho as contas do ex-prefeito Eduardo Alencar, no exercício de 2015 finalmente foram aprovadas.

Com 10 votos contra e 08 a favor, os opositores do ex-gestor não conseguiram derrubar o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que julgava as contas favoráveis com ressalvas, já que para prevalecer o parecer do TCM seriam necessários apenas 08 dos 19 votos válidos na casa.

Com a ausência do vereador Manoel Carteiro, foram considerados apenas 18 votos, e desse total a maioria já teria anunciado anteriormente qual seria sua posição. No entanto, o vereador Arnoldo Simões, candidato de segundo mandato consecutivo, eleito pelo coeficiente do Partido Republicano Brasileiro (PRB), acabou surpreendendo a bancada quando proferiu já em seu discurso a preferência pela reprovação das contas.

De acordo com Arnoldo, o parecer do TCM não deveria ser considerado, porque ele acredita que “o Tribunal queria fazer vista grossa”, atribuindo ressalvas àquilo que para ele seriam irregularidades.

Arnoldo ainda disse que o ex-prefeito não usou o dinheiro público com responsabilidade e por isso sua posição seria contrária a aprovação das contas. “Nós temos que ter responsabilidade nesse momento porque é dinheiro nosso, meu e seu. Se nós não tivermos responsabilidade com o dinheiro nosso, nós vamos deixar sair pelo ralo, como aconteceu”, pontuou Arnoldo.

Alguns minutos depois o vereador Jailson Soares (Jajai) subiu à tribuna, e estendendo sua fala diretamente ao nobre colega, relembrou que no ano anterior, Arnoldo estaria na bancada contribuindo com a aprovação das contas de Eduardo no exercício de 2014, ainda que o TCM as julgasse reprovadas.

“O vereador Arnoldo estava aqui em 2016 quando as contas de 2014 vieram do TCM reprovadas e ele votou a favor. Pra vocês avaliarem o tamanho da contradição da pessoa. É preciso chegar aqui na tribuna e saber do que está se falando”, salientou Jajai.

Jailson ainda fez questão de ressaltar que o voto a favor das contas não o coloca na condição de opositor ao prefeito Diógenes Tolentino, mas considerando que ele fez parte da gestão anterior como vereador da base aliada, toda a responsabilidade atribuída à má administração pública cabe também a ele e aos demais vereadores de segundo mandato consecutivo.

“Eu não estou aqui nem contra nem a favor do prefeito Diógenes Tolentino. Eu estou aqui para votar as contas de Eduardo Alencar em 2015 e é bom que isso fique claro. Eu fui líder do governo na gestão anterior e tenho minha consciência tranquila. Voto a favor porque fiz parte do governo, e se o governo erra, nós que fizemos parte também erramos junto”, concluiu Jajai.