Veja como foi o 1° Fórum de Segurança Pública em Simões Filho


Na manhã desta quinta-feira (13), o município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), sediou o “1º Fórum de Segurança Pública” na cidade. O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas, como o prefeito Diógenes Tolentino; vice-prefeito, Sid Serra; presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, vereadores, autoridades civis e militares como o Coronel PM Alfredo José Souza Nascimento, Comandante do Policiamento da RMS; o Comandante da 22ª CIPM, Major Fábio Dias e representantes dos demais órgãos que compõem o sistema de Defesa Social do município, Dr. Jader Santos Alves (Ministério Público) e a Dra. Maia Gelman Amaral (Defensoria Pública).

Durante o encontro, o Major PM Fábio Dias, comandante da 22° CIPM, apresentou a redução de 32% nos índices de violência em Simões Filho. Segundo o Major Dias, essa diminuição é motivo para comemoração, já que a cidade teve a maior redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) entre as cidades da Região Metropolitana.

Conforme divulgado, de 1º de Janeiro até 12 de junho, a cidade que fica a 22 km de Salvador vive um momento histórico onde, felizmente, a violência arrumou as malas e foi para bem longe, sem previsão de voltar. Uma queda consideravelmente positiva nos números de crimes violentos nos cinco primeiros meses de 2019.

“Realmente, nós temos muito a comemorar. Quando cheguei aqui em 2017, a cidade tinha o estigma de mais violenta entre as mais violentas do país, e eu resolvi apostar no planejamento, execução e monitoramento. Uma das primeiras atitudes que nós tivemos foi ouvir a comunidade pra saber identificar quais são os problemas e, a partir daí, montar uma estratégia e começar a resolver os principais pontos”, declarou Major Dias.

O prefeito da cidade, Diógenes Tolentino, em seu discurso, falou sobre “o Poder Executivo em apoio ao Sistema de Segurança Pública”, e precedeu o tema com o coração cheio de gratidão por tudo o que os órgãos de Defesa Social, ali reunidos, têm contribuído para a sociedade simõesfilhense e elencou mais de uma dezena de ações realizadas durante o seu Governo que tem feito a diferença, inclusive, para a diminuição das vulnerabilidades sociais.

A Polícia Militar mantém uma parceria com a Prefeitura de Simões Filho, de modo que projetos, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), são executados e bases operacionais foram instaladas no CIA l, Centro, BA 093, Ilha de São João e Palmares. Além disso, políticas públicas e ações também são desenvolvidas de forma efetiva.

“Hoje, nós temos todo o suporte para a parte operacional, a exemplo das bases comunitárias operacionais, combustível para as viaturas e uma viatura exclusiva para o PROERD. É uma parceria que funciona bastante e os resultados estão aí”, concluiu o Major.