Vacina contra HPV continua disponível nos postos de saúde do município


Em abril deste ano, foi iniciada no Brasil a campanha contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), direcionada ao público infantil feminino de 9 a 13 anos e a vacinação continua disponível em todo território. Então, não perca tempo, conduza sua filha a uma Unidade de Saúde da Família mais próxima e solicite a vacinação.

A ação garante à adolescente a proteção contra o câncer de colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina e é direcionada a essa faixa etária de idade, por ser nessa fase que o sistema imunológico humano é capaz de produzir maior quantidade de anticorpos e o retardamento da imunização poderia prejudicar a eficácia da vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, apenas 25,5% das meninas baianas tomaram a primeira dose da vacina e pouco mais da metade deste número retornou para receber a segunda dose. Então, vale lembrar que: quem tomou a primeira dose, mas já completou 14 anos, também deve procurar a Unidade de Saúde para tomar à segunda, completando assim, o esquema vacinal/ciclo.

Não deixe de vacinar sua menina, a vacinação ainda é a melhor forma de prevenção.

Fonte: Ascom