USP terá laboratório que usa inteligência artificial para diagnóstico de doenças


O Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps), que representa um avanço na área da saúde com o auxílio da inteligência artificial, será inaugurado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-SP), neste mês. De acordo com informações do G1, o novo equipamento trabalha com o conceito de machine learning, também usado em aplicativos que indicam gostos dos consumidores na internet.

USP terá laboratório que usa inteligência artificial para diagnóstico de doenças
Foto: Reprodução / Future Timeline

A tecnologia vai ser aplicada para delimitar padrões e preferências de pacientes clínicos, por meio de um vasto banco de dados coletados pelo computador, facilitando assim nos diagnósticos médicos. “A ideia é incentivar o uso de dados e métodos rigorosos para resolver os principais problemas de saúde pública no Brasil”, disse o economista Alexandre Dias Porto Chiavegatto Filho, coordenador do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps), em entrevista ao G1.

Um dos estudos vigentes do laboratório é a coleta de dados de pacientes com suspeita de doenças zika, dengue ou chikungunya – o projeto buscar identificar qual a probabilidade de um paciente que chega a um serviço de saúde com suspeita dessa viroses ter, ou não, uma dessas doenças. (BN)