Três vereadores em Simões Filho prometem doar 13º salário para instituições de caridade municipais


Após aprovação do Projeto de Lei Nº 001/2018, oriundo da mesa diretora que autoriza o pagamento de 13º salário para parlamentares em Simões Filho, alguns dos vereadores que votaram contra a proposta expuseram seus posicionamentos e comentaram sobre a destinação de seus benefícios a partir de dezembro deste ano.

Em entrevista ao Mapele News, os vereadores Boly Boly, Elimário Lima, Vel e Sandro Moreira justificaram porque resolveram ficar a favor da opinião pública e se opor a decisão dos 11 colegas que aprovaram o projeto.

“Nós estamos analisando as questões legais para que a gente faça todas as conclusões. Eu tinha dito que votaria contra desde a sessão anterior, pelo momento que nós estamos vivendo. A cidade passa por um momento muito difícil e nós temos que estar atentos a isso”, revelou Boly Boly.

Ainda de acordo com Boly Boly, ele e outros edis buscaram orientação jurídica para escolher a melhor maneira de reverter o salário extra em doação para uma instituição de caridade, mas ele ainda não decidiu para quem o montante será doado.

“Neste mandato agora nós iremos fazer a doação legalmente. A gente conversou hoje com o advogado da casa e estaremos colocando a disposição do público este documento para realmente ganhar mais credibilidade nas nossas falas”, disse Boly.

Já o vereador Elimário afirmou que a instituição escolhida foi a Associação de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (ACCI) e que tomou esta decisão porque, tem consciência que muitas pessoas necessitam mais da gratificação do que ele neste momento.

“Eu vou doar para a ACCI porque eu entendo que hoje não seria benéfico para mim está recebendo, enquanto a comunidade está passando por dificuldades, muita gente desempregada, o país com 12 milhões de desempregados. Então, a gente tem que pensar também nas pessoas que estão nas encostas, nas enchentes e na calamidade pública”, ressaltou Elimário.

O edil ainda disse que a iniciativa não vai diminuí-lo em absolutamente nada, ao contrário, irá possibilitar um pouco mais de alegria e conforto para as crianças portadores de câncer e seus familiares.

“Isso não vai me empobrecer nem vai me enriquecer de forma alguma. Por isso, eu terei a satisfação de ajudar àquelas crianças portadoras de câncer, combatendo com uma ajuda que seria para mim e para minha família, mas eu estou abrindo mão para dar a elas”.

O vereador Vel disse que a cada ano irá doar o valor para uma instituição diferente, mas que neste primeiro momento, a AACI será a contemplada com o benefício, que será entregue mediante um documento assinado por ele, em evento aberto à imprensa local.

“Vamos fazer a doação para a ACCI no final do ano e eu estou com o povo porque quando o povo está feliz eu também estou feliz. A gente sabe das lutas, da questão da saúde, da segurança e muitas coisas que estão acontecendo na nossa cidade. Então, a gente como representante do povo, não pode aprovar o 13º”.

O líder de oposição e vereador Sandro Moreira não comentou qual será a destinação do seu último salário do ano, mas salientou que, embora entenda que o projeto é legalmente constitucional, considera que existem situações mais importantes para serem priorizadas na cidade.

“Dentro de um sistema democrático, nós entendemos que a possibilidade de aprovação do projeto é legal. Contudo, eu em momento algum votaria a favor. Disse na reunião que nós tivemos que votaria contra em qualquer circunstância e inclusive tentei convencer alguns colegas a também votarem contra”, completou Sandro

Sandro finalizou falando que, pelo que ele leu na tribuna “fica evidente a imoralidade da proposta, tendo em vista a condição que os munícipes têm vivido e a crise que o país enfrenta”.