Trecho da BR-324 entre Simões Filho e Salvador fica sem luz com furtos de cabos de energia


A iluminação do trecho da BR-324 entre Simões Filho e  Salvador tem sido afetada pelo furto de cabos de energia nos seis quilômetros iniciais dos 22 quilômetros da via e tem gerado um prejuízo em torno de R$ 600 mil. A ação dos vândalos prejudicam frequentemente a visibilidade de quem trafega pela região, além de expor os motoristas a acidentes.

De acordo com o gerente de tecnologia da informação da ViaBahia Concessionária de Rodovias S/A, Claudio Rissardi, os criminosos quebram o concreto e retiram os cabos com picaretas. Como consequência, há um curto-circuito e posteriormente um apagão no trecho iluminado. A retirada de cinco metros deixa um trecho de até 200 metros sem luz. “O que percebemos é que trata-se de um vandalismo proposital, para que a área não fique iluminada e facilite os assaltos e o tráfico de drogas. Com isso, temos um gasto excessivo para realizar os reparos”.

Segundo relatório com os dados gerais, apenas em 2016, esse número fica na faixa de R$ 80 mil. Somente no mês de março deste ano, mais de 320 metros de cabos elétricos foram retirados do canteiro central da rodovia, deixando diversos postes às escuras. O trecho de 22 quilômetros entre Salvador e Simões Filho tem 550 postes e 1.100 lâmpadas. No local de maior ocorrência, os seis quilômetros iniciais da via, na saída da capital, há 125 postes e 250 lâmpadas. Com informações do Metro1.