Titular da pasta da Cultura, Sid Serra avalia desfile cívico que marcou as festividades de 7 de setembro em Simões Filho


Os Simõesfilhenses se reuniram no Centro da cidade onde ocuparam às ruas do município e demonstraram todo o seu sentimento de civismo e de patriotismo na manhã deste sábado (7), prestigiando o desfile de 7 de setembro, data de comemoração alusiva aos 197 de Independência do Brasil. O dia ensolarado e, ao mesmo tempo de chuva, não tiraram o brilho e o encanto da festa.

O vice-prefeito Sid Serra marcou presença no palanque oficial das autoridades prestigiando o desfile ao lado do prefeito Diógenes Tolentino, da deputada estadual Kátia Oliveira. Além deles, estiveram presentes secretários municipais, vereadores, lideranças e autoridades políticas e militares, entre eles, representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Forças Armadas do Brasil, Marinha, servidores públicos e os Jovens Vereadores.

As escolas abordaram durante o desfile a literatura, brincadeiras e envolvimentos dos pais no cotidiano das instituições.

As fanfarras das escolas mostraram um colorido especial e deram o tom da marcha como um diferencial durante o desfile que percorreu a avenida principal se apresentando para as autoridades e para a arquibancada onde havia presença de um ótimo público com muitos familiares acompanhando as crianças.

As Secretarias Municipais também desfilaram e apresentaram também um pouco dos trabalhos que são desenvolvidos no município.

O Secretário de Cultura, que também é vice-prefeito da cidade Sid Serra, avaliou o desfile do 7 de setembro no municpio.

“O desfile de 7 de setembro foi lindo! Foi bonito ver o povo nas ruas comemorando os 197 anos da independência do Brasil. Parabenizo a equipe da SEMED pela organização, a equipe da SECULT pela montagem da estrutura, dando conforto ao público presente, e todas as secretarias que contribuíram para abrilhantar ainda mais o evento”, elogiou.

Na oportunidade, o vice-prefeito e titular da pasta da Cultura agradeceu a participação de todos destacando os grupos que fizeram a diferença no evento. “Gostaria destacar o trabalho do nosso prefeito Dinha que vem realizando um desfile melhor a cada ano e agradecer as nossas fanfarras: Integração, Contemporânea e Fanausf, que sempre dão um show à parte, além das fanfarras convidadas, agradeço também a presença dos grupos: Blessed Creew, Guerreiras que Dançam, Os Bagunceiros e Los Imprestáveis que desfilaram junto com a SECULT. A cultura da cidade vive um novo momento!”, descreveu Sid.

Grito de Independência

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país ao reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado “Grito do Ipiranga”. De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente Dom Pedro bradou perante a sua comitiva: “Independência ou Morte!”.