Terremoto de magnitude 7,8 atinge a Nova Zelândia e provoca tsunami


Um forte terremoto de magnitude 7,8, seguido por várias réplicas, foi registrado a cerca de 90 quilômetros ao nordeste da cidade de Christchurch, na ilha sul da Nova Zelândia, às 23h no horário local (9h em Brasília) deste domingo (13), segundo o Departamento Geológico dos Estados Unidos. O governo neozelandês afirma que o tremor gerou um tsunami com ondas de dois metros de altura, que atingiram a costa leste da ilha sul.

A Defesa Civil do país alertou moradores da região a buscarem abrigo em áreas mais altas. Segundo o órgão, ainda é cedo para avaliar danos e saber se houve feridos ou mortos. “Espero que estejam todos em segurança após o terremoto desta noite”, disse o primeiro-ministro do país, John Key, em mensagem no Twitter.

Pessoas deixaram prédios na Dixon Street, em Wellington, capital da Nova Zelândia

O terremoto derrubou o fornecimento de eletricidade em algumas áreas e levou milhares de pessoas para as ruas da capital Wellington (na ilha norte). Há relatos de construções danificadas na pequena cidade rural de Cheviot, próxima ao epicentro. Segundo o serviço de ambulâncias do país, ainda não houve nenhum chamado para atendimento de feridos.

O site do órgão do governo da Nova Zelândia responsável por emitir informações sobre riscos geológicos apontou que o tremor foi sentido em todo o país.