Superação: Projeto leva esporte e projeta carreira futebolística de jovens em Simões Filho


O espírito visionário de dois ex-jogadores de futebol de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, apesar da falta de apoio para manter o projeto de inserção ao esporte, os atuais treinadores, Alex e Rafael conhecido como ‘Magrão’, abraçaram a nobre causa que contribui na diminuição da vulnerabilide social vivida por adolescentes e jovens. A iniciativa que atualmente trabalha com cerca de 60 jovens, vêm sendo a  porta de entrada na carreira futebolística de três atletas, sendo que dois são do distrito de Mapele, na zona rural do município.

“É de muita importância poder trabalhar com os garotos, pelos quais tem muito talento e estavámos perdendo isso em Simões Filho”, afirmou Magrão que se dedica também a parte empresarial da carreira dos jovens atletas. “Estamos visando sonhos e talentos porque isso é prioritário”, acrescentou ao criticar a falta de apoio ao esporte. “Apesar de Simões Filho revelar bons atletas, o esporte foi desvalorizado”, avaliou.

De acordo com o professor Magrão, apesar das dificuldades enfrentadas, o “Centro de Formação de Atletas”, em contato com diversos clubes do país, vêm consolidando em relação à abertura na carreira futebolísticas de jovens que recentemente passaram por uma avaliação, “peneira”, por empresários que esteve no distrito de Aratu. Cerca de trinta garotos participaram da avaliação, onde foram esclhidos três que estão sendo negociados para grandes clubes, como o “Fluminense” do Rio de Janeiro e o “América”, de Minas Gerais.

“Isso nos deixa motivados, porque o apoio é nós mesmo”, declarou Magrão.

A atividade principal é o futebol, mas, antes dos treinos, os professores, Alex e Magrão tratam de assuntos que vão além da prática esportiva, como o respeito às pessoas, a necessidade de ir bem na escola e a participação da família dos adolescentes. O trabalho desenvolvido pelos treinadores de forma expressiva contribui na realização de sonhos dos jovens que moram em distritos isolados do centro de Simões Filho e que desejam seguir a carreira futebolística. Além disso, ao inserir-los à pratica da atividade esportiva, o comportamento, o trabalho psicológico e a auto-estima são alicerces para a formação de bons cidadãos.

A equipe de reportagem do “Mapele News”, que esteve no distrito de Aratu, na manhã deste sábado (15), e acompanhou o treinamento realizado em um campo de futebol, entrevistou também um dos grandes incentivadores do futebol simõesfilhense e colecionador de grandes títulos para o município, como o bicampeonato da Copa Internacional de Futebol em 2012. De acordo com o professor Alex, o município de Simões Filho ainda carece muito de apoio ao esporte, mas diante da situação, percebeu que não poderia ficar de braços cruzados, mas abriu o coração para o desenvolvimento do projeto que já vêm colhendo frutos, com a positiva possibilidade de mais três jovens atletas integrar grandes clubes do Brasil.

“Não temos apoio político, mas junto com Magrão queremos cuidar do social, do cidadão de bem com a formação dos atletas”, declarou o treinador. “O esporte em Simões Filho precisa de apoio e incentivo para retomar como uma cidade vencedora em diversas modalidades esportivas”, pontuou.

Atualmente com o desenvolvimento do trabalho que deve trazer um futuro promissor para diversos adolescentes e jovens da região, o treinador Alex, em 2011 participou da Liga de Futebol como auxiliar técnico de Jacozinho. Com excelente atuação e empenho, logo foi efetivado como treinador da Seleção principal e de base de Simões Filho. Entre importantes conquistas, está a excelente condução em que conseguiu colocar a Seleção de Simões Filho, entre as 16 melhores do Intermunicipal. Em 2014, conseguiu a dupla vitória, onde colocou as duas categorias (principal e base), na final sendo campeão da Sub-17 e vice pela Sub-15.

Acolhido em Aratu, um dos distritos vizinhos à Mapele e Ilha de São João, o professor Alex conta que há 45 dias com muito sol e chuva tem se empenhado com o trabalho social que prima por levar grandes sonhos aos jovens que desejam seguir a carreira futebolística. “A cidade carece desse trabalho social e diante disso, temos recebido alguns jogadores com muita qualidade”, disse ao citar os grandes promissores do distrito de Mapele, os jovens Felipe e Mateus que estão na expectativa de compor o time do Fluminense, na capital carioca.

Em entrevista,  Alex citou importantes conquistas da sua história como ex-jogador de futebol. O ex-jogador passou por grandes clubes como o Vitória, Cruzeiro, Desportiva (ES), e no Simõesfilhense disputou a Taça Bahia. “Chega um momento que temos que parar e cuidar da nossa vida profissional para ser treinador de futebol”, disse o professor que em 2012 teve o privilégio de revelar diversos talentos da cidade e que hoje atua em grandes clubes como o Vitória e Sport do Recife.

O Convite:

Para os jovens que nasceram entre 1999 e 2002 e que desejam ingressar no futebol, o “Centro de Formação de Atletas”, está de portas abertas para recebê-los. De acordo com os professores os treinos acontecem no distrito de Aratu, três vezes por semana, às segundas e quartas-feiras e aos sábados. O contato pode ser feito, através, dos números: (71) 9 8747-8948 e 9 8200-7744.

“É muito gratificante sabermos que temos três atletas que estão indo para time grande, através, deste trabalho que realizamos com preparo físico, técnico e tático”, comemora Magrão.