Spike Lee boicota o Oscar 2016 por ausência de atores negros na lista


Spike Lee homenageia Martin Luther King Jr. e critica a Academia de Hollywood pela falta de diversidade entre indicados (Foto: Reprodução/Instagram)

Spike Lee, que recebeu um Oscar honorário em novembro do ano passado por sua carreira, declarou que não irá participar do Oscar em fevereiro deste ano por causa da falta de diversidade entre os indicados.

Na semana passada, a hashtag #OscarAindaMuitoBranco se destacou nas redes sociais após a Academia revelar os 20 candidatos nas categorias de atuação, sendo nenhum deles negro pelo segundo ano seguido.

O diretor publicou um comunicado em seu Instagram, nesta segunda-feira (18), criticando a Academia e lembrando o aniversário de Martin Luther King Jr.

“Nós não podemos apoiar isso e eu não quero desrespeitar os meus amigos, o apresentador Chris Rock, o produtor Reggie Hudlin, a presidente [Cheryl Boone] Isaacs e a Academia. Mas, como é possível pelo segundo ano consecutivo todos os 20 candidatos na categoria de ator serem brancos? E não vamos nem entrar em outros ramos. Quarenta atores brancos em dois anos e nenhuma personalidade. Não podemos atuar?!”, disse.

indicados-ao-oscar-atores

Lee observou que a “batalha real” está nos “escritórios executivos dos estúdios de Hollywood, nas TVs e nas redes de televisão a cabo” já que eles têm o poder de realizar projetos. “É mais fácil para um afro-americano ser presidente dos EUA do que presidente de um estúdio de Hollywood”, afirmou.

A atriz Jada Pinkett Smith, mulher de Will Smith, também já declarou em suas redes sociais que não irá a cerimônia do Oscar e que repudia a falta de diversidade entre indicados.

G1