Sob novo comando: Diógenes Tolentino é eleito prefeito de Simões Filho


Diógenes Tolentino de Oliveira, popular Dinha, candidato a prefeito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), venceu as eleições municipais em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), neste domingo (02). O peemedebista que liderou a coligação “A Mudança Começa Agora”, confirmou a vitória à frente do socialista Jomar Paraki com a maioria dos votos. Com posse prevista para o dia 01 de janeiro de 2017, Dinha e seu vice, Sidney Serra Santana, o Sid da E-mail (PSDB), ocuparão o poder público municipal no período de 2017 a 2020.

Eleito neste domingo (02), como o novo prefeito de Simões Filho, segundo a Justiça Eleitoral, com 100% das urnas apuradas, o candidato de oposição obteve 59,38% dos votos válidos, que representa 34.304 votos.

Em segundo lugar, o candidato da base governista, Jomar Paraki obteve 28,69% dos votos válidos, o equivalente a 16.619 votos.

Quatro candidatos disputaram o mandato de prefeito. Além de Dinha (PMDB), Jomar Paraki (PSD), pela coligação “A Força do Trabalho”, César Diesel (PRB), pela coligação “Renovação de Verdade um Novo Tempo” e Gilson é Diferente (PR), sem coligação. disputaram 58.036 votos válidos. Ainda de acordo com dados do TSE, 2552 eleitores votaram em branco e 6270 votaram nulos.

Dinha votou na manhã deste domingo (02), no Colégio Padre Luiz Palmeira ao lado do candidato a vice, Sid da Email e com lideranças do seu grupo político.

“Sabemos do trabalho que foi feito e da nossa capacidade de arregimentar hoje. Nós temos, através do nosso vice, dos nossos vereadores, das nossas lideranças, um trabalho muito bem feito. Sabemos do nosso potencial, temos informações claras das pesquisas, nos dando a certeza que, ao término desse processo, sairemos vitoriosos”, afirmou o candidato no momento da votação.

O líder da oposição garantiu que fará “investimentos estruturais por toda a cidade logo após assumir a cadeira de prefeito”. “O que a gente quer é promover as mudanças para que nosso povo tenha uma vida melhor. Nosso compromisso hoje é com os simõesfilhenses, com aqueles que moram e vivem aqui e que buscam uma cidade com uma condição de vida melhor”, declarou o novo prefeito. 

Dentre as principais propostas apresentadas pelo peemedebista que com base em pesquisas realizadas pelo IBOPE, demonstrou favoritismo em torno da vitória neste pleito e contou com o apoio do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), estão ações em diversos setores, entre eles, o centro de zoonoses para evitar a proliferação de doenças e promover a proteção animal. Ainda na área da saúde, Dinha garante implantar uma Rede de Saúde da Mulher e investir na saúde dos idosos acima de 60 anos.

Com relação à educação, o novo gestor público irá implantar creches em tempo integral para crianças de 0 a 5 anos, a criação da bolsa universitária, melhores condições aos educadores do município, além da implantação da Ronda Escolar.

Na segurança, entre as ações estarão à instalação de monitoramento com câmeras nos principais pontos da cidade. Investimentos nas áreas do esporte, cultura e lazer também de acordo com o peemedebista terão prioridade.

Já com relação à Mobilidade Urbana, Dinha garante que irá melhorar a circulação da cidade com a criação de novas vias de ligação.

Biografia:

Diógenes Tolentino tem 50 nos de idade e é casado com a vereadora Kátia Cristina Oliveira (PMDB) e é pai de três filhos: Igor, Giovana e Bianca.

Dinha é o quarto filho do casal José Trindade de Oliveira (in memorian), popular Zequinha e da Sra. Edna Tolentino de Oliveira. Em 1969, com 3 anos de idade, chegou a Simões Filho e sua família tem tradição no comércio local. Na adolescência sempre foi líder e presidente de grupos estudantis onde participava das gincanas na cidade e com o grupo 86, um dos mais destacados na época, sempre obteve o 1º lugar nas disputas.

Diógenes Tolentino em 1986 foi diretor de eventos da ACOSIF e na entidade organizou a escolha dos melhores do comércio. Em 1992, foi convidado para ser diretor de futebol na liga simõesfilhense e chegou a organizar os campeonatos nos bairros, intitulado “interbairros”.

Vereador por dois mandatos, o novo gestor público eleito, foi vice-prefeito na chapa do ex-prefeito Edson Almeida (PT), no período de 2004 a 2007, onde também foi secretário de administração.