Sistema de vídeo monitoramento em Mapele traz mais tranquilidade a comunidade


A comunidade do bairro de Mapele, que faz entroncamento com os bairros de Santa Luzia, Cotegipe, Aratu e Ilha de São João, na zona rural do município de Simões Filho, bem como a região do Centro Industrial de Aratu (CIA), foi contemplada com a instalação de câmeras para o serviço de vídeo monitoramento de segurança pública que tem ajudado muito a identificar ações delituosa com muita precisão nessas áreas.

De acordo com informações da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), diversos equipamentos estão operando com muita precisão e tem ajudado na diminuição de assalto e desova nessas localidades mais distantes do centro da cidade.

A iniciativa aconteceu após uma reunião entre 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Prefeitura Municipal de Simoes Filho e Procia, onde foi acordado o funcionamento inicial das câmeras de segurança, na região das fábricas e na rotatória de Mapele, para oferecer mais segurança aos trabalhadores e transeuntes no entorno das empresas.

O sistema foi implantado pela empresa C7 Networks, especializada em equipamentos eletrônicos de alta tecnologia. Cada kit de câmera possui dispositivos que oferecem:

– Reconhecimento da placa do veículo em tempo real. Possibilidade de consultar as devidas situações no sistema Senasp, mediante convênio;

– Detecção de rostos. O sistema armazena todos os rostos detectados em um banco de dados específico. É possível buscar o vídeo do momento exato que a pessoa passou pelo local, apenas selecionando o rosto do indivíduo;
– Capacidade de geração de imagens em locais de baixíssima luminosidade;
– Contagem de veículos em ambas as direções;

– Visualização 360 graus a partir do ponto de instalação.

Ainda segundo a PM, o monitoramento dessas imagens será realizado pela 22ª CIPM com a supervisão da Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Ordem Púbica (SEMOP).