Sinal analógico é desligado em Simões Filho e mais 19 cidades baianas


Desde a primeira hora desta quinta-feira (28), o sinal analógico de TV aberta foi completamente desativado em Simões Filho e mais 18 cidades da região, além da capital baiana.

De acordo com a pesquisa desenvolvida pelo do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 60 dias antes do desligamento, 93% da população já havia se preparado para o fim da TV analógica.

Com o fim da era analógica, o sinal digital chega ocupando lugar de destaque e reafirmando o avanço da tecnologia, que possibilita ao telespectador 100% de qualidade em imagem, som e interatividade.

A TV digital aberta é um novo tipo de transmissão gratuita que os canais de televisão abertos estão oferecendo à população brasileira e que proporciona uma imagem sem chuviscos e fantasmas, além de um som sem chiados.

O que fazer?

Para quem ainda possui uma televisão analógica vai precisar ter um conversor e uma antena digital para continuar a ver as imagens. A Empresa Administradora da Digitalização distribui kits gratuitos, com antena e conversor, aos beneficiários inscritos no Cadastro Único, que participam de programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica.

Ao todo, R$ 3,6 bilhões foram disponibilizados para promover a adoção de conversores e a adaptação à tecnologia da TV Digital – a quantia é custeada quase que integralmente por empresas de telecomunicações.