Simões Filho: Solidariedade marca ‘Dia da Criança’ na Praça da Bíblia


O espírito da solidariedade foi destaque nas comemorações do “Dia da Criança”, nesta quarta-feira (12), em Simões Filho. A “Vivo Feliz” – ACCI, entidade de apoio ao combate ao câncer infantil realizou na Praça da Bíblia, a 7ª edição do Gastro-Fast. Maiz uma vez a instituição consolida sua grandeza pelo trabalho realizado há 9 anos e o evento registrou sua importância por consolidar como manifestação pública para a arrecadação de recursos.

A Praça da Bíblia foi completamente tomada pelo encontro de crianças e famílias,  que participaram da 7ª edição do GASTRO-FEST. O encontro destacou e uniu a população em torno do apoio às crianças com câncer, através do apoio de um exercito de voluntários e da comunidade em geral.

No local, diveros Stands atendiam à todos, com  sorrisos expressões de carinho e organização. Não faltou alegria e diversão para a garotada que puderam comemorar o dia com diversas atividades lúdicas. Piscina de bolinhas, pula-pula, diversos personagem infantis, palhaços e um show do músico João Oxente e Banda marcaram o evento.

Na oportunidade, o Secretário de Cultura Valter Mangabeira, recebeu os agradecimentos dos organizadores, por ter sido um dos mais entusiastas colaboradores através da Secretaria de Cultura.

No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca 9 mil novos casos da doena são registrados por ano. A doença representa a segunda causa de mortalidade proporcional entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões do país. A leucemia é o tipo de câncer que mais atinge as crianças, com índice de 33%, seguido dos tumores do sistema nervoso central que representam 20% dos casos.

Segundo a Revista de Ciência Médicas e Biológicas, o perfil epidemiológico do câncer infantil em população atendida por uma unidade de oncologia pediátrica em Salvador, indica que o câncer na infância é um evento raro, que representa cerca de 1% das neoplasias diagnosticadas nos países em desenvolvimento. O planejamento de medidas preventivas requer estudos epidemiológicos em diferentes áreas geográficas, os quais ainda são insuficientes para a definição de ocorrência, distribuição e fatores de risco da doença. Este trabalho descreve o perfil epidemiológico do câncer infantil em uma unidade de oncologia pediátrica de Salvador.

Foram tomados para o estudo os prontuários dos pacientes admitidos na instituição no período de 1995 a 2003. Dos 465 pacientes estudados, 57,8% eram do sexo masculino, 50,8% eram pardos e 40,1% eram naturais da Região Metropolitana de Salvador.

Os tipos de câncer mais freqüentes foram as leucemiùs, seguidas pelos linfomas e osteossarcomas, 39,5%, 18,9% e 9,9% respectivamente. Como principais causas de óbito, destacaram-se, em ordem decrescente: leucemias, osteossarcomas, linfomas e neuroblastoma.