Simões Filho: Semob intensifica ações com o intuito de promover a Semana Nacional de Trânsito


No sentido de intensificar as ações de conscientização acerca da prevenção de acidentes, a Semana Nacional do Trânsito teve início nesta segunda-feira (18) em Simões Filho. Com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, a programação segue até o dia 25 de setembro, data em que é comemorado o Dia do Trânsito em todo o Brasil.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) irá realizar um “pit stop” para distribuição de panfletos. O principal objetivo do evento é o desenvolvimento da conscientização sobre os cuidados básicos que motoristas e pedestres devem ter no trânsito.

O secretário Jackson Bonfim, explica que, este neste ano, a mensagem principal é a importância e a valorização da responsabilidade de cada um para um trânsito mais seguro. “É muito importante o ensino do respeito, cuidado e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes possam mudar”, defendeu o chefe da pasta.

A criação do Dia Nacional do Trânsito ocorreu a partir da criação do Código Nacional de Trânsito, em 1997. O objetivo era estabelecer uma campanha intensificada de conscientização das pessoas sobre o seu comportamento utilizando veículos ou agindo como pedestres.

O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, em que morrem aproximadamente 40 mil pessoas por ano. A maioria desses acidentes está relacionada com infrações cometidas pelos motoristas e até pelos pedestres como: Uso do celular com o veículo em movimento; Dirigir alcoolizado; Excedência de velocidade; A não utilização correta da sinalização do carro (seta, luz de alerta, faróis, etc); A não tomada de distância segura em relação ao veículo da frente (algo comum nas rodovias); A não utilização do cinto de segurança e outros itens de segurança; O desrespeito ou o desconhecimento da sinalização do trânsito; O desrespeito ou o desconhecimento das leis de trânsito.