Simões Filho: Reunião descarta rompimento de barragem Rio dos Macacos


Após manifestações de moradores sobre o risco de rompimento da Barragem Rio dos Macacos, uma reunião realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) apontou que há urgência de intervenções no local. No entanto, foi descartado o risco de rompimento. A população também não precisaria sair da área. A barragem fica entre Simões Filho e Salvador.

Durante a reunião feita por videoconferência, a Defesa Civil de Salvador [Codesal] voltou a afirmar o que já tinha sido entregue ao MPF, ou seja, que não haveria risco iminente de rompimento.

O Inema, que também realizou inspeção local, também se posicionou de forma semelhante. Segundo o MPF, a Marinha também ratificou a mesma posição e apresentou laudos da Defesa Civil Estadual [Sudec]. O órgão também teria comprovado ações no local, como instalação dos instrumentos indicados para monitoramento da situação da barragem e a contratação de especialistas para realizar o estudo aprofundado da estrutura.

A Marinha indicou que também vai elaborar o Plano de Ação Emergencial, conforme determina a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010). A reunião ocorreu na última sexta-feira (25).

Bahia Noticias