Simões Filho recebe passagem do Fogo Simbólico neste sábado (01)


Após sair da cidade de Cachoeira nesta sexta-feira (30) e realizar a trilha histórica por cidades da região metropolitana, o fogo simbólico chega à Simões Filho na manhã do próximo sábado (01).

O prefeito Diógenes Tolentino e o vice-prefeito Sid Serra deverão receber o símbolo da união dos povos na luta pela independência da Bahia através dos atletas e comitiva da cidade de Candeias, que serão recepcionados ao som de fanfarras simõesfilhenses. Neste ano, é celebrado o 194º aniversário da Independência.

No ato cívico está previsto o acendimento da pira do Fogo Simbólico, ainda no Pavilhão, e o protocolo de passagem do Fogo Simbólico, hasteamento das bandeiras, com execução dos hinos Nacional, 2 de Julho e Simões Filho, na Praça da Bíblia, no Centro. Às 13h a comitiva de Simões Filho e os atletas do município conduzirão a chama até o bairro de Pirajá em Salvador.

Antes de chegar a Simões Filho, a tocha passa por cidades da região metropolitana, como: São Francisco do Conde e Candeias, e do Recôncavo Baiano, como: Saubara e Santo Amaro da Purificação.

Independência Em 1822, a cidade de Cachoeira foi palco da luta pela Independência do Brasil na Bahia. O governo português enviou para a cidade do Recôncavo Baiano tropas para reprimir o movimento separatista. Os conflitos começaram em Cachoeira, tomaram outras cidades do recôncavo e a capital Salvador.