PSE visita escolas e conscientiza sobre o mosquito Aedes Aegypti


O Programa Saúde na Escola (PSE), visita Unidades de ensino e promove a reflexão sobre o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de várias doenças, como dengue, zika e chikungunya. As atividades são realizadas pela Prefeitura e coordenadas em parceria celebradas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e da Educação (Semed).

Durante o encontro, de modo lúdico, as crianças foram alertadas sobre os sintomas e as equipes promoveram a reflexão sobre a adoção de medidas que contribuem para o combate e eliminação dos mosquitos e dos criadouros.

Entre as Unidades de Ensino da rede pública municipal que foram visitadas, estão as Escolas – Castelo Branco (Mapele), Centro Educacional Santo Antônio (Centro), Cecon (Palmares), Creche Escola Sofia Augusta (Simões Filho 1) e na Creche Railda Oliveira (Goes Calmon).

O PSE tem como objetivo, contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Sobre o Aedes aegypti: São quatro tipos de vírus que podem ser transmitidos pelo mesmo mosquito e, se não houver cuidados, uma pessoa pode adoecer mais de uma vez e contrair a forma mais grave da doença. A fêmea do aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes que contém água acumulada, entre 2 a 3 dias depois os ovos transformam-se em larvas. O ciclo completo até virar mosquito adulto dura de 30 a 45 dias de vida.