Simões Filho: Projeto da Secretaria de Saúde recebe prêmio Irmã Dulce


O projeto ‘Pais e Superação’, uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Simões Filho, conquistou notoriedade no Brasil, após ser apresentado na “13ª Mostra Brasil Aqui tem SUS”, durante o XXXII Congresso Nacional de Secretarias de Saúde, em Fortaleza, entre 01 e 04 de junho, sendo muito bem avaliado por gestores de saúde de todo o Brasil. Nesta quarta-feira (14), o município de Simões Filho recebeu o Prêmio Irmã Dulce, pela contribuição positiva do projeto, durante cerimônia realizada no Auditório Juracy Magalhães, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O evento organizado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e pelo Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), marcou mais uma ação inovadora da Secretaria de Saúde de Simões Filho, que desde a gestão de Dr. Alfredo Assis; vêm conquistando o respeito e positiva evolução entre as demais cidades baianas.

A honraria concedida em virtude da positiva avaliação na “13ª Mostra Brasil Aqui tem SUS”, é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início do mês de maio, através da equipe de fisioterapia do Centro de Saúde da Mulher que promove a autoestima e socialização de famílias com bebês diagnosticados com a Microcefalia, com a realização de oficinas de estimulação e ensaios fotográficos envolvendo pais e filhos.

A nova Secretária de Saúde Mariza Oliveira; recebeu o Prêmio Irmã Dulce pela participação do município no desenvolvimento de “ações de acompanhamento dos casos de Microcefalia; que tem como ênfase o processo de reabilitação”.

Estiveram presentes na Solenidade de entrega da premiação, a responsável pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Maria Rita Tavares e a Presidente do Cosems/BA, Stela Souza, que destacou a importância dos trabalhos apresentados na capital cearense, sobretudo, no cenário de enormes dificuldades enfrentadas na gestão do SUS.

Dando continuidade ao processo de reabilitação, nesta quarta-feira, mais uma oficina de estimulação aconteceu no Centro de Saúde da Mulher.

De acordo com o Ex-Secretário Dr. Alfredo Assis, a premiação é mais uma honra e uma grande conquista, sobretudo, pelos aspectos abstratos, como “amor, carinho e dedicação” que tem feito com que essas ações ampliem o comprometimento em levar mais qualidade de vida para a população.

Conforme o Ministério da Saúde, a Bahia já registrou 254 casos de Microcefalia desde outubro de 2015 até junho deste ano. Os dados foram divulgados no boletim epidemiológico da pasta, publicado nesta quarta-feira (15). Ainda segundo o ministério, outros 667 casos estão sob investigação e 214 foram descartados no estado. Em Simões Filho, o último registro é de 12 casos confirmados e as ações de acompanhamento ganham força na promoção da reabilitação.