Simões Filho: Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina no dia 4 de maio


 [soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/marcos-simoes-217735983/simoes-filho-prazo-para-tirar-ou-regularizar-titulo-de-eleitor-termina-no-dia-4-de-maio” ][/soundcloud] A população simõesfilhense deve ficar em alerta, em especial, os munícipes que necessitam fazer a transferência do título de eleitor ou pedir a emissão do documento (no caso de jovens com mais de 16 anos), com relação à regularização; cujo prazo é até o dia 4 de maio, 151 dias antes da votação, que acontece no dia 2 de outubro, como estabelece o calendário eleitoral.

Conforme determinação da Justiça Eleitoral, quem está com o título cancelado por ter deixado de votar no último pleito também tem até esta data para regularizar a situação.

Emissão do Título

Para tirar um novo título, é preciso apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e cópias dos documentos. Quem completar 16 anos até a data do 1º turno pode requerer o documento, mas não é obrigatório. Homens com mais de 18 anos também devem levar o certificado de quitação do serviço militar.

Transferência

Para quem mudou de cidade ou estado e quer pedir a transferência do domicílio eleitoral deve levar o título, um documento com foto e um comprovante de residência – é necessário residir no novo domicílio há pelo menos três meses.

Regularização

Quem deseja regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral deve comparecer ao cartório mais próximo de casa munido de documento oficial com foto e comprovante de residência. Além disso, é preciso pagar a multa por turno que deixou de votar.

Atendimento

A população de Simões Filho que necessita dos serviços está sendo assistida com a distribuição de senhas. De acordo com as informações estão sendo distribuídas 35 senhas por dia. A alerta é não deixar para a última semana.

Reclamações

As pessoas reclamam com a demora no atendimento; devido à demanda que é ampliada em ano eleitoral, principalmente para as pessoas quem buscam o primeiro título. A perspectiva é que o cartório eleitoral amplie a quantidade de funcionários para dar maior celeridade e aumentar os atendimentos por dia.

Biometria

Em Simões Filho o cadastro biométrico acontece também até o dia 4 de maio, porém, não é obrigatório para a eleição deste ano.

O recadastramento tem sido feito, gradativamente, em todo o país. No site do TSE, o eleitor pode se informar sobre a situação ou a previsão do processo de recadastramento em cada cidade.

Encerramento do Alistamento Eleitoral

No dia 4 de maio, último dia do prazo para regularização do título de eleitor, o cartório eleitoral funcionará em horário normal, das 8h às 14h e não há previsão para a abertura aos sábados e feriados.