Simões Filho: Por causa da crise e alta do desemprego, secretário busca alternativas; SENAI será reaberto


Com uma taxa de 12% que também atinge a região metropolitana de Salvador, o município de Simões Filho tenta reagir com relação ao desemprego, situação considerada pela crise econômica e que provocou o fechamento de algumas empresas. Na manhã desta terça-feira (12), o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo da Tupy revelou medidas que estão sendo adotadas com vista ao combate do desemprego.

De acordo com Paulo da Tupy, um dos alinhamentos para mudar o atual quadro de desemprego na cidade é dar incentivos aos empresários para direcionar vagas de emprego para moradores de Simões Filho. “O quadro de desemprego é provocado devido à crise no país e estamos visitando as fábricas para pedir a preferência e mostrar a importância de contratar a mão de obra local”, afirmou.

O índice de desemprego na cidade repercute para o empresariado que percebe o enfraquecimento da cadeia econômica. Alguns comerciantes relataram para a equipe de reportagem que com o desemprego, a renda do trabalho e a perspectiva de manutenção de funcionários estão ameaçadas pelos maus resultados do comércio e que vêm refletindo na deterioração ainda em curso no mercado de trabalho.

https://scontent-grt2-1.xx.fbcdn.net/v/t34.0-12/

Em entrevista, o Secretário Paulo da Tupy justificou a ‘crise econômica no país’ e o ‘fechamento de algumas empresas’ como parâmetros para o índice de desemprego no município, mas pontuou que até o final deste ano, 29 empresas serão inauguradas no território simõesfilhense. Até o final do mês de julho, de acordo com ele, a Comercial Ramos e Porto Seco serão inauguradas.

As Distribuidoras Friboi e Honda e a Pague Menos foram inauguradas a cerca de 20 dias, mas o secretário não revelou números de pessoas contratadas. As intermediações foram realizadas pelo SineBahia de Simões Filho. Já com relações as outras empresas que ainda serão inauguradas no segundo semestre deste ano, todas estão em fase de terraplanagem e construção.

Capacitação

Com a crise econômica que provoca a diminuição dos postos de trabalho, os empresários preferem contratar candidatos com experiência e qualificação. Na tentativa de vencer este parâmetro, o Secretário de Desenvolvimento Econômico disse que existem 10 turmas que estão sendo capacitadas no Centro Social e no SENAT e anunciou o início do curso de transformação de plástico, onde as aulas serão ministradas durante os dois primeiro meses em uma sala da Secretaria de Cultura. Outra estratégia ainda de acordo com Tupy é a “Casa de Costura” com a bolsa família, através do convênio com o SENAT para qualificação para o emprego.

Reabertura do SENAI

Há mais de 20 anos fechado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), próximo ao bairro Vida Nova será reaberto no início de 2017.

“O SENAI será reaberto com 10 turmas pela manhã e tarde e está em processo de reforma de um galpão e tomada de preço para reforma de outros dois galpões”, garantiu Tupy.

Com exclusividade para a equipe do “Mapele News”, o secretário revelou que teve a confirmação nos últimos dias da autorização da tomada de preço junto à FIEB. “Estive no local com os engenheiros e vamos tocar este projeto para ampliar a qualificação para o povo de Simões Filho”, comemorou.