Simões Filho participa da Olimpíada de Língua Portuguesa


A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, já está acontecendo em todo o Brasil e na manhã desta terça-feira (06), a comissão julgadora do município de Simões Filho se reuniu na sede da Secretaria de Educação (SEMED), para selecionar os textos dos alunos que participarão da etapa estadual.

A Olimpíada é um concurso de produção textual, voltado para alunos e professores da rede pública de ensino, do 5° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. Neste ano, o desafio proposto foi a construção de um texto, tendo como tema norteador: “O lugar onde vivo”, levando em consideração as categorias definidas pela equipe organizadora. A mostrar SEMED - Olimpíada 2.jpg

Confira:

Poema: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental;
Memórias literárias: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental;
Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio;
Artigo de opinião: 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Os alunos foram incentivados a explorar o cotidiano, exercitando assim a sua cidadania, além da capacidade textual e adequação ao gênero, por exemplo. Após esse processo, cada unidade de ensino, elegeu um texto e encaminhou para a SEMED.

Agora, os textos eleitos pela equipe julgadora municipal, seguem para a etapa estadual (26/09 até 11/10), em seguida a nacional (29/11), culminando no evento de premiação e festa final (06/12).

A iniciativa do concurso é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e conta com total apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

*Ascom/PMSF